EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

12 de Agosto de 2020

Comércio da Baixada prepara-se para receber 50 mil ciclistas do Pedal Anchieta

Evento ciclístico partirá da Capital rumo a Santos utilizando o SAI, que terá o trânsito alterado

Com a expectativa de receber 50 mil ciclistas neste domingo (1º), o comércio da Baixada Santista prepara-se para atender ao público com otimismo. O evento Pedal Anchieta acontece neste fim de semana e espera quebrar um recorde com o maior número de inscritos, tornando-se o maior evento ciclístico do mundo.

De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sinhores), Heitor Gonzalez, o evento é de extrema importância para a região. “Ele movimenta o comércio, possibilitando que atletas e turistas conheçam a região no geral. É importante estimular a vinda de eventos como este para a nossa região, e o seguimento está otimista para a ação”, conta.

Gonzalez ainda avalia que o Pedal Anchieta irá trazer mais benefícios aos restaurantes, já que é uma prova de um dia apenas. “As casas estão prontas para receber atletas e familiares que irão acompanhar a prova, além da equipe do evento. O sindicato está comunicando a categoria sobre o evento, todos os envolvidos estão preparados para atender ao público”.

Desafio

Organizador do evento e presidente do Instituto BRCiclos, André Tanque Pasqualini conta que todos estão muito animados para o grande dia. Com largada marcada para as 6h deste domingo, ele estima que ciclistas devam chegar a Santos por volta das 11h.

“Imagino que 95% das pessoas vão querer ir para a praia, mas o trajeto termina no Canal 1. Depois, as pessoas vão ver que o desafio foi vencido, e alguns devem voltar para São Paulo de ônibus no mesmo dia”, revela.

O organizador se mostra animado para o desafio, assim como os participantes, e ainda luta para que o evento, que está em sua segunda edição, seja feito anualmente. “A expectativa é grande, virou um evento que as pessoas querem que aconteça de qualquer forma. É uma coisa que cria uma ansiedade, o ano inteiro esperamos por ele”.

As inscrições para o Pedal Anchieta são gratuitas e podem ser feitas pelo site da ONG BRCiclos.

Trajeto 

O trajeto do Pedal Anchieta começa no Km 9,7 da Via Anchieta e segue por essa rodovia até o Km 40, onde os ciclistas seguem pela Interligação Planalto até a Imigrantes. A descida da serra é feita pela pista Sul da rodovia. Na altura do Km 61, os participantes se dirigirão novamente para a Anchieta, onde terminam o passeio até a cidade de Santos pela pista Norte.

Os ciclistas vão circular separados dos veículos automotores em praticamente toda a extensão do trajeto. No trecho de planalto, eles seguirão pela pista central, enquanto os carros usarão a marginal. Na serra, seguem sozinhos pela pista descendente da Imigrantes e, no trecho de Baixada, usam a pista central da Anchieta, enquanto os veículos usam a marginal. Em pequenos trechos do Planalto e da Baixada em que a segregação completa não é possível, carros e bicicletas serão separados por cones.

Mudanças no trânsito

Para comportar o evento, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), operado pela Ecovias, passará por algumas alterações. A partir da meia-noite de domingo, a subida da serra ocorrerá apenas pela pista Norte da Imigrantes. Motoristas com destino à Baixada Santista devem descer pelas duas pistas da Anchieta.

A Ecovias informa que a operação neste horário é necessária para que a organização do evento possa instalar postos de atendimento médico, banheiros químicos e paradas para hidratação dos ciclistas, entre outros pontos de apoio ao longo dos 65 quilômetros de pistas que estarão à disposição dos participantes. A normalização da operação de tráfego no SAI está prevista para ocorrer a partir das 18h do domingo.

Tudo sobre: