Cidades e Marinha realizam mutirão de limpeza das praias neste fim de semana

Ação faz parte da celebração do Dia Mundial de Limpeza das Praias e dos Rios, comemorado no terceiro sábado de setembro

Para sensibilizar sobre importância da despoluição do principal cartão de visitas da região, as praias das cidades centrais da Baixada Santista recebem, neste final de semana, mutirões de limpeza da faixa de areia. Trechos da orla de São Vicente, Santos e Guarujá recebem força-tarefa especial em celebração do Dia Mundial de Limpeza das Praias e dos Rios (World Cleanup Day).

Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!

A ação teve início na praia do Gonzaguinha, em São Vicente, na manhã desta sexta-feira (18). O mutirão na orla vicentina aconteceu às 9 horas, na véspera da data global, criada para sensibilizar quanto a importância de manter a orla livre de resíduos.

Comemorado anualmente no terceiro sábado de setembro, a data visa conscientizar as pessoas sobre a importância da despoluição de rios, praias e oceanos. Na ocasião, voluntários vão às praias e anotam, em um formulário, a quantidade de lixo recolhido. Os dados podem ajudar na elaboração de estatísticas, que apontam o estado de poluição dos oceanos. 

Na região, a mobilização tem apoio do Poder Público e Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, o evento não será aberto ao público. A recolha do material indevidamente descartado será feita por militares. 

“Esta data é importante para que as pessoas mantenham atenção para o uso de nossas riquezas ambientais, preservando a natureza e assumindo a responsabilidade pelo resíduo que produzem, dentro e fora de casa", afirma a titular da Semam de São Vicente, Silmara Casadei. 

O mutirão continua neste sábado, com a realização de três encontros. A partir das 9h, voluntários fazem a limpeza da praia do Gonzaga, em Santos. No mesmo horário, a ação também acontece na praia das Pitangueiras, em Guarujá. Às 10h, a iniciativa retorna à praia do Gonzaguinha, em São Vicente, desta vez com embarcações recolhendo resíduos na Baía vicentina.

Tudo sobre: