EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

26 de Fevereiro de 2020

Cidades da região realizam 'Dia D' contra a febre amarela neste sábado

Dose é destinada a crianças com mais de nove meses e pode ser aplicada em pessoas de até 59 anos. Confira os pontos de vacinação

Neste sábado (29) é 'Dia D' de vacinação contra a febre amarela em oito das nove cidades da Baixada Santista. Unidades de saúde e postos volantes estarão com doses disponíveis, exceto Mongaguá, que não participa da ação. A vacina é destinada a crianças com mais de nove meses e pode ser aplicada em pessoas de até 59 anos. Os idosos devem apresentar prescrição médica para a imunização.

Quem já se vacinou não precisa tomar outra dose. A aplicação também não é indicada para grávidas, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pessoas alérgicas a ovo e com baixa imunidade, além das pessoas transplantadas e que façam tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Indivíduos com HIV positivo devem consultar um médico sobre a necessidade da vacina. 

É recomendável que os interessados levem a carteira de vacinação, além do RG ou certidão de nascimento e cartão do SUS, se possuir. Além da ação que ocorre hoje, as unidades de saúde dos municípios aplicam a dose em dias de semana.

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em locais urbanos. O médico infectologista da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) Ricardo Leite Hayden alerta sobre o alto risco de morte. 

“É uma doença de caráter sistêmico, em que quase todos os órgãos são afetados diretamente ou indiretamente. O agravamento do paciente é frequente comparado a outras doenças”. 

Ele aponta que os sintomas iniciais são febre, mal estar no corpo além da dor de cabeça e no corpo. O quadro da pessoa piora com a intensificação desses sintomas e com a apresentação de coloração amarelada na pele e no branco dos olhos. 

O infectologista informa que não há tratamento contra a febre amarela e sim prevenção, por isso a importância da vacina. “A dose protege acima de 90%. É extremamente segura e eficiente”.

Bertioga (das 9h às 15h)
Posto volante: Esquina das avenidas Anchieta e 19 de Maio, no Centro.

Cubatão
Parque Anilinas: Av. Nove de Abril, s/n°, Centro, das 9h às 16h.
Jardim Casqueiro: Av. Joaquim Jorge Peralta, 166, das 9h às 13h.

Guarujá (das 9h às 15h)
Usafa Vila Áurea: Rua Francisco de Castro, s/n°, Vicente de Carvalho.
Usafa Jardim dos Pássaros: Rua Rouxinol, 25.
Usafa Perequê: Rua Rio Branco, 235.

Itanhaém (das 8h às 16h)
USF Belas Artes: Rua Henrique Júlio de Lima, 112.
USF Gaivota: Av. Flácides Ferreira, 500.
USF Savoy: Rua Jaime Lino dos Santos, 290.
USF Suarão:Rua Padre Teodoro Ratisbone, 650.

Mongaguá
O Município não participa da ação. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de segunda a sexta-feira. Para aplicação é necessário apresentar RG, carteira de vacinação e cartão SUS.

Peruíbe
As doses serão aplicadas nas regiões do Bananal e Barra do Una. Não haverá local fixo para vacinação, a equipe da prefeitura irá até a população local. 

Praia Grande (das 9h às 16h)
Usafa Boqueirão: Av. Presidente Kennedy, 918.
Secretaria de Saúde Pública (Sesap): Av. Presidente.
Kennedy, 8.850, Bairro Mirim.

Santos (9h às 16h)
Policlínica Aparecida:Av. Pedro Lessa, 1.728.
Policlínica Bom Retiro: Rua João Fraccaroli, s/n°.
Policlínica Vila Mathias: Rua Xavier Pinheiro, 284.
Policlínica Nova Cintra: Rua José Ozéas Barbosa, s/nº. 

São Vicente (9h às 16h).
Paço Municipal: Rua Frei Gaspar, 384, Centro.
Subprefeitura: Av. Ulisses Guimarães, 211, Jardim Rio Branco.

Tudo sobre: