EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

14 de Dezembro de 2019

Campanha de vacinação contra o sarampo inicia imunização de adultos

Desta vez, o público-alvo da campanha são pessoas entre 20 e 29 anos, com início na segunda-feira

Uma nova fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (18). Mas, por conta do Dia da Consciência Negra, na quarta (20), Mongaguá e São Vicente vão oferecer as doses a partir de terça-feira, dia 19. As duas cidades adiantaram a folga ao funcionalismo.

Desta vez, devem buscar pela imunização pessoas de 20 a 29 anos, sem comprovação da vacina. Isso porque a maior parte dos municípios dispõe de um número restrito de doses, por isso estará preferencialmente atendendo ao público-alvo. É importante levar a carteira de vacinação para comprovar a necessidade de imunização.

Quem tem até 29 anos de idade deve ter tomado durante a vida duas doses da vacina; de 30 a 59 anos, pelo menos uma dose; acima de 60 anos, não precisa ter tomado a vacina, pois já teve contato com o vírus.

Em toda a Baixada Santista já são 164 casos confirmados da doença até ontem e mais 366 em análise, aguardando a confirmação a partir do resultado de exames.

Nos municípios onde a vacinação começa dia 18, a imunização ocorre normalmente na terça-feira e será interrompida somente na quarta, voltando ao normal no dia seguinte. Já Mongaguá e São Vicente farão a imunização normalmente dia 20.

Dia D e horários

Dia 30 é o Dia D de imunização contra o sarampo. Algumas cidades definem calendário especial para a data.

Bertioga, por exemplo, terá além das unidades de saúde e Centro de Especialidades Médicas, dois postos volantes: um fixo em frente ao Supermercado Krill, no Centro; e um móvel entre Riviera e Boraceia. Todos vacinando das 8 às 17h.

Cubatão escolheu o mesmo horário de atuação para vacinar nas unidades de Saúde e em cinco pontos estratégicos: Parque Anilinas, Banca do Ivo (Avenida Nove de Abril, Centro), Feira do Centro, Supermercado Krill do Jardim 31 de Março e Escola Senai.

Em Mongaguá, além da vacinação normal das 9h às 16h, uma unidade volante beneficiará os moradores da Área Rural.

Santos também vacinará das 9h às 16h de segunda a sexta-feira em todos os postos de saúde e, aos sábados, abrirá as policlínicas da Aparecida, Bom retiro, Vila Mathias e Nova Cintra.

Guarujá tem 19 unidades de saúde vacinando durante a campanha inteira e, no Dia D, serão 21 unidades abertas das 8 às 17 horas, incluindo os postos volantes.

Em São Vicente, todas as 25 policlínicas participam da campanha das 9 às 15h30 e, no Dia D, das 8 às 17 horas.

Tudo sobre: