Tartaruga-cabeçuda de 90 quilos é encontrada encalhada em praia do litoral de SP

Animal foi removido por técnicos do Instituto Gremar

Por: ATribuna.com.br  -  14/10/22  -  14:46
Tartaruga de aproximadamente 90 kg foi encontrada encalhada na praia de Riviera de São Lourenço
Tartaruga de aproximadamente 90 kg foi encontrada encalhada na praia de Riviera de São Lourenço   Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Equipes do Instituto Gremar recolheram uma tartaruga-cabeçuda (caretta caretta) que foi encontrada encalhada em uma praia de Bertioga na última quarta-feira (12).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O animal foi encontrado inicialmente por banhistas na praia de Riviera de São Lourenço, que fez o acionamento do Gremar através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


Técnicos do Instituto foram até o local e fizeram a remoção da tartaruga e a encaminharam ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, para exame necroscópico e avaliação da carcaça.


Segundo o Gremar, a tartaruga tinha aproximadamente 90 kg. Exames constataram que o animal apresentava lesão principal na traquéia e pulmões devido a presença de espuma, inviabilizando o movimento respiratório.


As tartarugas, apesar de dependentes do ambiente marinho, realizam a respiração pulmonar e depender do oxigênio para a sobrevivência.


De acordo com o Gremar, o afogamento destes animais é relativamente comum e pode ocorrer em razão de diversas situações, como interação com petrechos de pesca, ingestão de lixo ou debilidade proveniente da alguma doença.


PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.


Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, é preciso em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.


Tartaruga foi removida para a sede do instituto, em Guarujá
Tartaruga foi removida para a sede do instituto, em Guarujá   Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Logo A Tribuna
Newsletter