EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

16 de Outubro de 2019

Quase três toneladas de pneus usados são recolhidos em Bertioga

De acordo com a prefeitura, ação faz parte das atividades de combate à dengue e material será reciclado

A Prefeitura de Bertioga recolheu, nesta terça-feira (14), quase três toneladas de pneus velhos em diversos bairros do município. A ação faz parte dos trabalhos da “Campanha Estadual de Coleta de Pneus Usados” e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Segundo a coordenadora do Informação, Educação e Comunicação (IEC) de Bertioga, Elisângela Penha, foram retirados das ruas 2.990 quilos de pneus, em pontos estratégicos da cidade, que possivelmente poderiam virar criadouros do mosquito. “Levamos todo material para o Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos, e na semana que vem a empresa vai levar os pneus para reciclagem”, disse Elisângela.

De acordo com a Prefeitura de Bertioga, o combate à doença é realizado durante o ano todo. A administração municipal mantém, também um canal de comunicação com a população para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito: o “Disk Dengue”, pelo telefone (13) 3317-6273, do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, dedicado a receber denúncias de focos e criadouros que ameacem a saúde pública.

As queixas são encaminhadas para os agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde, que vão até o local. Na abordagem, os agentes buscam conscientizar os moradores para retirar objetos que possam acumular água parada e focos de criação do inseto. A Prefeitura ainda informou que a maioria das denúncias é de ferros velhos clandestinos e imóveis que acumulem objetos.