Maior patrimônio natural da região: Bertioga tem 90% do território sob proteção

Cidade é certificada como Município Verde Azul pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Por: Régis Querino  -  19/05/22  -  17:48
Atualizado em 19/05/22 - 17:54
Bertioga mantém 90% do território preservado
Bertioga mantém 90% do território preservado   Foto: Irandy Ribas/AT

A Cidade mais nova da Baixada Santista conta com o maior patrimônio natural preservado da região. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, a Cidade, certificada como Município Verde Azul pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em razão de sua gestão ambiental, tem 90% do território em preservação permanente pela existência dos parques estaduais e municipais.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A legislação municipal também garante a manutenção do equilíbrio ecológico através das diretrizes do Plano Diretor, que limita os empreendimentos pluri-habitacionais.


“O Município tem uma configuração geográfica diferenciada das demais cidades da Baixada Santista, por conter grande quantidade de área preservada e diversos cursos d’água margeando a Cidade. Com isso, Bertioga consegue manter o verde e as construções, atendendo a densidade demográfica e mantendo uma harmonia entre a área ocupada urbana e a área verde urbana”, avalia Tarcísio Pereira Lima, diretor de Planejamento Urbano, da Secretaria de Planejamento.


Crescimento demográfico

Segundo a Secretaria, várias pessoas que tinham Bertioga como segunda residência decidiram fixar moradia na Cidade devido à pandemia, o que fez com que a Prefeitura investisse em infraestrutura e equipamentos públicos para atender a crescente demanda. “As limitações trazidas pelas legislações urbanísticas, que dizem respeito à construção e reforma das edificações, também ajudam nesse sentido: ao mesmo tempo em que dão amparo à crescente demanda por moradia na Cidade, protegem as riquezas dela”, aponta Tarcísio Lima.


Logo A Tribuna
Newsletter