Golfinho-toninha é encontrado morto em praia do litoral de SP

Espécie estava prenha e com petrechos de pesca pelo corpo

Por: ATribuna.com.br  -  14/06/22  -  15:31
Toninha estava prenha e com petrechos de pesca pelo corpo, segundo técnicos do Gremar
Toninha estava prenha e com petrechos de pesca pelo corpo, segundo técnicos do Gremar   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Um golfinho da espécie toninha [Pontoporia blainvillei] foi encontrado morto no domingo (12), em uma praia de Bertioga. Segundo informou o Instituto Gremar, o animal já estava em avançado estado de decomposição.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O Gremar foi acionado para a Praia da Vista Linda através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e localizou o golfinho já em óbito.


No local, biólogos e técnicos de campo do instituto constataram que tratava-se de uma fêmea, prenhe, e possuía marcas de interação com petrecho de pesca pelo corpo.


Os técnicos realizaram análises e coletaram as informações possíveis na faixa de areia.


Animal foi encontrado na faixa de areia da praia da Vista Linda
Animal foi encontrado na faixa de areia da praia da Vista Linda   Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.


Logo A Tribuna