Golfinho toninha é encontrado morto em praia de Bertioga; vídeo

Mamífero foi localizado por ambulantes na faixa de areia da praia da Enseada

Por: De A Tribuna On-line  -  02/10/19  -  11:39

Um golfinho juvenil (Pontoporia blainvillei), popularmente conhecido como toninha, foi encontrado morto na tarde de segunda-feira (30) na praia da Enseada, em Bertioga. A ocorrência foi atendida por equipes do Instituto Gremar, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


O mamífero foi encontrado por ambulantes na faixa de areia da praia e, posteriormente, equipes do Gremar compareceram até o local para exames de praxe e fazer o transporte do animal até a sede da organização.


Em nota, o Gremar afirmou que o o golfinho apresentava inúmeros sinais de predação e estágio avançado de decomposição e, por essa razão, não foi possível determinar se tratava-se de macho ou fêmea.


As toninhas, espécie de golfinhos, estão ameaçadas de extinção e a Instituição aponta que a poluição dos oceanos e a interação com a pesca têm sido fatores determinantes para o aparecimento dos animais região costeira de São Paulo.


Na última sexta-feira (27), um outro golfinho da mesma espécie foi encontrado morto na praia do Indaiá, também em Bertioga. Banhistas localizaram o mamífero na faixa de areia e acionaram o Corpo de Bombeiros. O Gremar foi ao local e constatou que a causa da morte do animal pode ter sido interação com a pesca.


O Instituto Gremar é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Golfinho foi encontrado na faixa de areia por ambulantes na praia da Enseada
Golfinho foi encontrado na faixa de areia por ambulantes na praia da Enseada   Foto: Reprodução

Logo A Tribuna
Newsletter