EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Golfinho toninha é encontrado morto em praia de Bertioga; vídeo

Mamífero foi localizado por ambulantes na faixa de areia da praia da Enseada

Um golfinho juvenil (Pontoporia blainvillei), popularmente conhecido como toninha, foi encontrado morto na tarde de segunda-feira (30) na praia da Enseada, em Bertioga. A ocorrência foi atendida por equipes do Instituto Gremar, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O mamífero foi encontrado por ambulantes na faixa de areia da praia e, posteriormente, equipes do Gremar compareceram até o local para exames de praxe e fazer o transporte do animal até a sede da organização.

Em nota, o Gremar afirmou que o o golfinho apresentava inúmeros sinais de predação e estágio avançado de decomposição e, por essa razão, não foi possível determinar se tratava-se de macho ou fêmea.

As toninhas, espécie de golfinhos, estão ameaçadas de extinção e a Instituição aponta que a poluição dos oceanos e a interação com a pesca têm sido fatores determinantes para o aparecimento dos animais região costeira de São Paulo.

Na última sexta-feira (27), um outro golfinho da mesma espécie foi encontrado morto na praia do Indaiá, também em Bertioga. Banhistas localizaram o mamífero na faixa de areia e acionaram o Corpo de Bombeiros. O Gremar foi ao local e constatou que a causa da morte do animal pode ter sido interação com a pesca.

O Instituto Gremar é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Golfinho foi encontrado na faixa de areia por ambulantes na praia da Enseada (Foto: Reprodução)
Tudo sobre: