EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

18 de Novembro de 2019

Drone é utilizado em fiscalização de obras particulares, em Bertioga

Equipamento auxilia em mapeamentos e monitoramento de invasões em áreas de preservação ambiental

A Prefeitura de Bertioga iniciou um projeto piloto na fiscalização de obras particulares com drone. Segundo a administração municipal, em um único voo, é possível identificar uma grande área e muitas residências e lotes. O uso do equipamento é feito em parceria com a Diretoria de Obras Particulares e o Departamento de Operações Ambientais (DOA).

O equipamento, recém adquirido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, por meio de recursos vindos de um termo de compensação ambiental, também é usado pelo DOA no monitoramento de invasões irregulares em áreas de preservação ambiental.

De acordo com a prefeitura, o drone já foi usado, por exemplo, em uma fiscalização no bairro Chácaras, para detectar área invadida, comparando com imagens aéreas anteriores. Também serviu para realizar fotos aéreas do Jundu (vegetação preservada na Praia da Enseada) e será usado para fotografar toda a faixa de areia dos mais de 33 km de praias da Cidade, além de outras atividades de outras secretarias municipais.

A administração municipal ainda ressaltou que quem opera o drone, com registro na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é um servidor municipal, que fez curso para manusear o equipamento.

Tudo sobre: