EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

26 de Março de 2019

Bertioga recebe selo 'Município Verde Azul' de qualidade de vida

Cidade foi a única entre os municípios da Baixada Santista a receber certificado dado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente

A cidade de Bertioga recebeu o prêmio 'Certificação Município Verde Azul', selo que premia cidades do Estado de São Paulo que desenvolvem atividades e projetos para melhorar a qualidade de vida da população, aliados à preservação do meio ambiente. Entre as cidades da Baixada Santista, Bertioga foi a única a receber o selo.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente ranqueia anualmente os municípios, avaliando o desempenho de projetos criados em dez diretivas: esgoto tratado, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão de águas, estrutura e educação ambiental e arborização urbana.

Entre todas as cidades da Baixada Santista, Bertioga foi a única a receber uma pontuação acima de 80, assim se classificando para obter o selo. O município recebeu nota 83.31, ficando em 42º lugar no ranking. Santos e Praia Grande ficaram entre as 100 cidades melhores rankeadas, no 66º e 98º luagres, respectivamente.

O programa

Lançado em junho de 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100 e avalia seu desempenho nas dez diretivas.

As prefeituras com nota acima de 80 são reconhecidas pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município Verde Azul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).