EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

24 de Agosto de 2019

Bertioga anuncia construção do maior projeto habitacional da Baixada Santista

Ao todo, 1.500 moradias serão construídas no bairro Jardim Raphael para famílias em situação de vulnerabilidade

A cidade de Bertioga anunciou que dará início ao maior projeto habitacional da Baixada Santista. Estima-se que 1.500 famílias serão contempladas pelos novos apartamentos, a serem construídos no bairro Jardim Raphael. Segundo a prefeitura, o projeto será executado em breve, com um recurso de R$ 170 milhões.

Chamado de "Minha Casa, Minha Vida - Entidades", o projeto foi anunciado inicialmente em 2014. O conjunto habitacional será construído na altura Km 218 da Rodovia Rio-Santos. A obra deve gerar cerca de mil empregos diretos ou indiretos.

Para viabilizar o início dos trabalhos, foi necessária a aprovação do projeto pela Prefeitura de Bertioga e por órgãos como o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Grapohab), Secretaria de Meio Ambiente, Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e Ministério Público.

Os apartamentos serão destinados a famílias com renda de até três salários mínimos. A escolha foi feita de acordo com critérios que priorizam famílias que residem em áreas de risco ou insalubres, ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; e famílias que tenham pessoas com deficiência. O cadastramento foi realizado já em 2014.

O empreendimento deve reduzir o déficit habitacional do município. De acordo com o Censo 2010, a cidade carece de 3,5 mil moradias.

Cada apartamento será composto por dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Ao todo, serão construídos cinco condomínios, com 15 blocos cada, totalizando 75 blocos com cinco pavimentos.

A obra será executada pela empresa Qualyfest Construtora, em parceria com entidades como a Associação dos Moradores do Jardim Helena, Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo e Movimento Pró- Moradia de Suzano.