Baleia jubarte de 11 metros é encontrada morta em praia do litoral de SP

Equipes do Instituto Gremar identificaram um ferimento no animal causado por um petrecho de pesca

Por: ATribuna.com.br  -  02/06/22  -  13:56
Baleia foi encontrada inicialmente por banhistas na noite de quarta-feira (1°)
Baleia foi encontrada inicialmente por banhistas na noite de quarta-feira (1°)   Foto: Ana Marina Fernandes/Instituto Gremar

Uma baleia jubarte foi encontrada na noite desta quarta-feira (1º) em uma praia de Bertioga. O animal foi localizado por populares e equipes do Instituto Gremar estiveram pelo local na manhã desta quinta-feira (2).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O animal foi encontrado na praia da Riviera São Lourenço e chamou a atenção de quem passou pelo trecho da praia.


Biólogos e técnicos de campo do Gremar seguiram pelo local durante toda a manhã para realização do exame de necropsia. Eles constataram uma lesão causada por um petrecho de pesca no corpo da baleia, que pode ser indiciativo da causa da morte.


De imediato, a equipe técnica observou que o animal trata-se de uma baleia da espécie jubarte (Megaptera novaeangliae), macho, com aproximadamente 11 metros de comprimento.


Biólogos e corpo técnico do Gremar realizou exame de necropsia na praia
Biólogos e corpo técnico do Gremar realizou exame de necropsia na praia   Foto: Ana Marina Fernandes / Divulgação (Instituto Gremar)

Projeto de monitoramento das praias
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.


Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.


Logo A Tribuna
Newsletter