Baixada tem opções de cursinhos pré-vestibulares gratuitos ou com preço popular

Confira algumas opções para quem quer fazer um cursinho preparatório, mas não pode investir muito

Quem pretende prestar vestibular neste ano e quer frequentar um cursinho preparatório, mas sabe que incluir este investimento pode pesar demais no bolso, atenção. A região tem opções com preços populares ou até mesmo gratuitas.

Educafro 

A rede de pré-vestibulares comunitários Educafro conta com núcleos nas cidades de Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente.  

No Núcleo Santos Valongo, as inscrições presenciais acontecem até 26 de janeiro. Até o dia 24, o horário é das 18h às 20h, e nos dias 25 e 26, das 10h às 16h. Os interessados devem se dirigir às dependências do Centro Comunitário da Ordem Franciscana Secular do Valongo, que fica na Rua Marques de Herval, 24, no bairro Valongo, em Santos. É neste mesmo local que acontecem as aulas deste núcleo.

As pré-inscrições on-line já vêm ocorrendo desde novembro do ano passado, e agora chegou o momento da confirmação presencial, entregando a documentação e pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 30 - que inclui a matrícula e dá direito a uma camiseta do projeto. Quem ainda não fez a pré-inscrição on-line é só comparecer nas datas acima e realizar todo o processo lá mesmo. 

São exigidas cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovantes de renda de todos os moradores da residência do interessado acima de 16 anos (autônomos e pessoas desempregadas devem levar declaração de próprio punho constando essas informações); histórico do Ensino Médio ou certificado de conclusão de curso ou ainda declaração escolar a respeito. E mais uma foto 3 x 4. 

O Núcleo Valongo disponibilizará 100 vagas. Outras 20 serão oferecidas no Instituto Arte no Dique, na Zona Noroeste. Além das aulas regulares das matérias exigidas nos principais vestibulares, como Fuvest, Unesp, Unicamp e o próprio Enem.

O projeto possui aulas de orientação vocacional e cultura e cidadania com foco nos direitos humanos. A aula inaugural ocorrerá no dia 1º de fevereiro, e o planejamento pedagógico inclui um período de seis semanas de nivelamento nas áreas de Português, Matemática e cidadania, de segunda a sexta, e a partir do dia 14 de março tem início o intensivão, com aulas de segunda a sábado, com todas as matérias.

Mais informações sobre o projeto na região podem ser conferidas no www.educafrobaixada.org, e sobre as inscrições do Núcleo Valongo no site www.educafrovalongo.org ou pelos telefones 99150-3322 ou 99636-2626. 

Afrosan 

A Associação Cultural dos Afrodescendentes da Baixada Santista (Afrosan) está com inscrições abertas para o Cursinho Pré-Vestibular e Enem até o dia 31 de janeiro. Serão disponibilizadas 60 vagas.  

Podem se inscrever candidatos de toda a região da Baixada Santista. No entanto, é necessário estar cursando o último ano ou ter concluído o Ensino Médio. As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 17h.  

As inscrições deverão ser feitas somente por meio da página da Afrosan no Facebook (https://www.facebook.com/afrosan.santista/. Os inscritos passarão por uma seleção levando em conta as condições socioeconômicas. O cursinho tem uma contribuição mensal de R$ 50. 

Cardume 

O Cursinho Popular Cardume, do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realiza nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro as inscrições para o processo de seleção de alunos para 2020.  

Durante esses três dias, os candidatos deverão retirar uma senha, das 17h às 20h, na Rua Silva Jardim, 136, na Vila Mathias, em Santos. A senha possui todas as orientações necessárias para a participação no processo seletivo, portanto, a retirada é obrigatória. 

As inscrições serão analisadas por uma comissão nos dias 17 e 18 de fevereiro, e a divulgação dos resultados será realizada no dia 21 do mesmo mês, com início do período letivo programado para o dia 2 de março. 

O Cardume oferece um espaço de formação complementar para o acesso ao Ensino Superior por meio do Enem. Ele é destinado a estudantes que já concluíram ou estão no 3º ano do ensino Médio, independentemente da idade ou tempo de formado. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cursinhocardume.bs@unifesp.br ou pelo telefone (13) 3229-0173.

Tudo sobre: