Baixada Santista tem mais de 400 animais à espera de lar e família; confira

Cães e gatos de diversas idades podem ser adotados; veja o que fazer e onde ir

Mais de 400 animais estão à espera de um lar e muito amor na Baixada Santista. E, para adotar um deles, é muito fácil: basta ter vontade e um espaço especial dentro de casa.

Em Cubatão, o Serviço de Controle de Zoonoses tem mais de 50 animais para adoção, entre cães e gatos. Já em Mongaguá, são 27 animais para adoção, sendo 25 cães e dois gatos.

Milu, um macho castrado de 5 anos, está disponível para adoção em Cubatão (Foto: Divulgação)

Só o Canil Municipal de Guarujá tem em torno de 160 animais que esperam uma família. Lá, todos os pets adotados saem microchipados e castrados, ou com castração agendada. Além disso, recebem a vacina V10 para cães e V4 para gatos.

Quem preferir, pode adotar um filhote e vê-lo crescer dentro da própria família. Guarujá tem vários deles (Foto: Divulgação)

Segundo o diretor de Proteção e Bem-Estar Animal de Guarujá, Carlos Eduardo Vargas, ter um bichinho em casa traz inúmeros benefícios à saúde, como diminuição do estresse, prevenção de doenças virais e bacterianas e reforço das defesas do corpo.

Ele reforça que a decisão de agregar um membro pet à família tem que ser bem elaborada. “A pessoa tem que ter em mente que será encarregada do bicho, tanto financeiramente como emocionalmente, por aproximadamente 15 anos”.

Por isso, é fundamental pensar duas vezes antes de decidir ter um animal dentro de casa, para que ele não acabe abandonado ou maltratado.

“É gratificante poder proporcionar uma nova chance para esses animais encontrarem um novo lar cheio de amor”, diz Carlos Eduardo.

Dedicação

O veterinário Saulo Duarte explica que é fundamental pensar se cabe um animalzinho na sua rotina. “Muitas pessoas trabalham fora o dia todo ou gostam de viajar bastante e adotam um bichinho. Infelizmente, ele acaba não tendo a atenção necessária e sofre”.

Spider, um macho castrado de 3 anos, também quer brincar na sua casa (Foto: Divulgação)

Então, pense que é como a chegada de um bebê em casa. “É uma nova rotina, uma nova realidade. A pergunta é se você está pronto e disposto a lidar com ela”.

Como adotar

Guarujá
Canil Municipal 
Para adotar: 160 animais
Documentos: documento oficial com foto e comprovante de residência para a realização do cadastro. Lá, todos os pets adotados saem microchipados e castrados, ou com castração agendada. Além disso, recebem a vacina V10, para cães, e V4, para gatos
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
End.:  Rua Maria Lídia Rêgo Lima, 301, Jardim Conceiçãozinha

São Vicente
Departamento de Controle de Zoonoses
Para adotar: cerca de 30 animais, entre cães e gatos
Documentos: além de ter mais de 18 anos, leve RG e comprovante de residência. É necessário assinar um termo de responsabilidade sobre o animal. Antes da liberação, o pet passa por consulta veterinária e o dono recebe um vale-castração
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 13h às 17h
End.: Rua Catalão, 530, Voturuá

Cubatão
Zoonoses
Para adotar: mais de 50 animais, entre cães e gatos
Documentos: RG, CPF e comprovante de residência 
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
End.: Rua Papa João Paulo I, 100, Sítio Cafezal

Peruíbe
Centro de Controle de Zoonoses
Para adotar:  24 cães e 27 felinos
Documentos: RG e comprovante de endereço. No ato de adoção, o munícipe assina um termo de responsabilidade e recebe uma cartilha com informações sobre posse responsável e saúde do animal
Horário: das 9h às 16h30
End.: Rua Encarnacion Fumagalli, 1.031, bairro Leão Novaes

Bertioga
Feira de adoção de animais
Documentos: documento de identificação com foto. Os bichinhos postos à adoção são castrados, vermifugados e vacinados contra raiva
Horário: todas as sextas
End.: em frente à Feira Livre do Centro

Mongaguá
Unidade temporária da Zoonose
Para adotar: 27 animais, sendo 25 cães e dois gatos
Documentos: comprovante de residência e um documento com foto (RG ou CNH). O animal já sai do local chipado
End.: Av. Embaixador Pedro de Toledo, 61, Aguapeú

Santos
Cães e gatos na Petz (Av. Ana Costa, 215, Gonzaga, Santos) e na Petland (Av. Dr. Epitácio Pessoa, 229, Embaré). Já os animais adultos estão na Codevida do Jabaquara (Av. Francisco Manoel)
O critério para adoção é passar por uma entrevista. Todos os animais são doados castrados, vacinados e vermifugados. Atualmente, são aproximadamente 80 cães e 30 gatos para adoção

Tudo sobre: