Baixada Santista continua em alerta para temporais neste fim de semana; veja a previsão

Inmet reclassificou região com a coloração amarela que sinaliza concentração de moderada a alta para chuvas; morros seguem em estado de atenção

As cidades da Baixada Santista permanecem classificadas sob alerta de temporais para neste fim de semana. Apesar de a frente fria ter se afastado do litoral paulista nesta quinta-feira (14), ainda há uma grande concentração de ar quente úmido sobre essa localidade. Essa combinação mantém condições para formação de chuvas mais intensas até o domingo (17).

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Com o deslocamento da frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (15) novo alerta com coloração amarela para as cidades da região. Tal nomenclatura considera que as chuvas possuem potencial para a formação de alagamentos e risco de deslizamento de barreiras. E é emitido quando há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia. 

Nesta quinta-feira (14), as chuvas de verão continuam a deixar marcadas na região. Conforme boletim da Defesa Civil, emitido por volta das 7h desta sexta-feira, o índice pluviométrico últimas 72 horas em Santos foi de 99,4mm. Acumulado do mês superou a 176,8mm. O volume de chuva fez o órgão santista decretar estado de atenção nos morros da Cidade. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil mantiveram alerta com atenção especial voltada para as áreas de encosta santista. Devido ao solo encharcado, os morros da cidade foram classificados em estado de atenção. 

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Climatempo, os termômetros devem oscilar entre 24º e 28º nesta sexta-feira (15). O sol pode aparecer entre nuvens, com momentos de céu aberto. As temperaturas sobem ao longo do dia, criando condições para precipitações. Os modelos matemáticos indicam até 55% de possibilidade de chuva no final desta tarde e começo da noite, com chances de tempestades isoladas com raios e trovões. 

Esse cenário deve se manter no sábado (16) e domingo (17), com variação entre clima abafado e chuvas pontuais ao longo do dia. Os termômetros podem ultrapassar a 32º e não estão descartadas tempestades isoladas com raios e trovões. 

Tudo sobre: