Baixada Santista chega a 108 casos confirmados de sarampo

Para tentar controlar o número de doentes, o Ministério da Saúde iniciou nesta semana uma nova campanha de vacinação

Por: Da Redação  -  08/10/19  -  15:51
Para tomar a vacina, é preciso ir ao posto de saúde com documento
Para tomar a vacina, é preciso ir ao posto de saúde com documento   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A semana começou com 15 novos registros de sarampo na Baixada Santista. O número de suspeitos também aumentou em 26 casos em investigação, na comparação com a última sexta-feira (4). Agora, a região tem 272 pessoas com suspeita da doença, com 108 casos confirmados. 


Só em Guarujá, são seis novos casos, com mais 20 suspeitos. Itanhaém também tem mais oito novos registros. 


Para tentar controlar o número de doentes, que não para de aumentar, o Ministério da Saúde determinou uma nova campanha de vacinação voltada para crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos.  


Segundo o infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein Jacyr Pasternak, a melhor maneira de estar protegido é tomar a vacina. 


“É fundamental que as pessoas atualizem sua carteira de vacinação, que levem seus filhos para se imunizar. Digo com certeza que, se alguma coisa pode ser feita, é tomar a vacina.” 


Apesar de o foco da campanha neste momento serem crianças nessa faixa etária, qualquer um pode ir até o posto de saúde mais perto de casa para atualizar a carteira de vacinação. 


É preciso levar um documento com foto e a caderneta, se tiver. Uma nova campanha está prevista para começar em 18 de novembro para a faixa etária de 20 a 29 anos e que não está com a caderneta de imunização em dia, 


Falta de vacina 


A Prefeitura de Praia Grande informou ontem, por meio de nota, que o estoque de vacinas está baixo, mas que deveria ser renovado ainda hoje. 


Em Guarujá, a leitora Maria Cristina Sampaio, de 35 anos, disse que não conseguiu imunizar o filho de 4 anos na unidade do Santa Rosa. Segundo ela, não havia vacina contra o sarampo disponível. 


“Eu acho um absurdo chamarem as pessoas para tomar a vacina, sendo que nem tem para todos. Acontece o que houve comigo, de sair de casa e voltar sem conseguir a imunização prometida.” 


Procurada, a Prefeitura de Guarujá explica que, por enquanto, não pode confirmar tal informação denunciada por Maria Cristina, mas destaca que apura com a Secretaria de Saúde a situação referente à unidade. 


Confira os números na Baixada 


Cidades  Suspeitos Confirmados 
Bertioga  2 1
Cubatão 15 1
Guarujá  60 19
Itanhaém 18 11
Mongaguá 21 6
Peruíbe  20 18
Praia Grande  37 17
Santos 62 25
São Vicente  37 10
Total: 272 108

Logo A Tribuna
Newsletter