EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

9 de Agosto de 2020

Aulas presenciais em SP serão retomadas em setembro, anuncia Doria

Governador fez anúncio, nesta quarta-feira, sobre plano em fases para a Educação. Medida vale para escolas estaduais, municipais e privadas

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (24), que as aulas presenciais serão retomadas, em fases, a partir do dia 8 de setembro, em todo o estado de São Paulo. O retorno dos alunos para as salas de aula ocorrerá de forma escalonada e, por isso, as atividades online ainda serão um recurso adotado. As medidas também valem para escolas municipais e privadas.  

"Guiados pela necessidade dos estudantes e famílias e orientados pelo Comitê de Saúde, apresentamos o calendário escolar pós-Covid. Apresentamos um plano cuidadoso e seguro. Todas as decisões serão compartilhadas com o Comitê de Saúde para garantir segurança", disse Doria.

Segundo o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, o protocolo é para o sistema educacional do estado, desde a creche à universidade, passando inclusive por cursos de línguas, por exemplo. Na primeira etapa, voltam até 35% da capacidade escolar. Na segunda e terceira etapas, a porcentagem sobe para 70% e 100%, respectivamente.  

Mas o retorno vai depender do avanço das regiões em fases, parecidas com as adotadas paras as atividades econômicas no Plano São Paulo. De acordo com Rossieli, na etapa 1, é preciso que 100% das regionais de saúde estejam durante dois ciclos (28 dias) na fase amarela.  Na fase 2, 60% por um ciclo (14 dias) na fase 4 e na 3, 80% por um ciclo na fase 4. 

Competições, assembleias, seminários estarão proibidos. Porém, as atividades de educação física serão liberadas, observado o distanciamento social e dando preferência de realização ao ar livre. 

"Teremos distribuição de máscara e sem elas não será possível assistir aulas", garantiu o secretário. Além disso, haverá protocolos de higiene e distanciamento que deverão ser seguidos.  “E profissionais e alunos de grupo de risco deverão ficar em casa”.

Tudo sobre: