Após madrugada chuvosa, Baixada Santista entra em alerta laranja para tempestade

Classificação indica volume de até 100 milímetros de chuvas, ventos intensos e queda de granizo

A Baixada Santista está na faixa incluída como de risco intenso de tempestade, ventos e até queda de granizo para esta quarta-feira (13). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta manhã alerta laranja de chuvas para a faixa do litoral paulista. A previsão é que aguaceiro se torne mais agravado a partir desta tarde, informa o instituto Climatempo. 

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

O comunicado do Inmet é acionado quando a previsão do tempo sinaliza volume de precipitação entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no dia – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. O alerta cita ainda possibilidade de ventos com intensidade entre 60 e 100 KM/h e queda de granizo.  

A coloração laranja – a segunda mais elevada – indica alto risco de incidentes devido ao volume de chuvas, conforme parâmetros de classificação da Defesa Civil. E é acionado quando a situação meteorológica tem potencial de tornar-se perigosa. O órgão cita ainda eventual risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. 

Volume de chuva 

De acordo com a Defesa Civil de Santos, nas últimas 72 horas acumulado de chuva na cidade ficou em e 24,2mm. Por essa razão, os morros santistas foram classificados em estado de observação. Essa normativa é decretada quando o volume de precipitação está abaixo de 80 milímetros. 

O volume de chuva esperado para as próximas horas na região supera a marca registrado neste mês de janeiro. Segundo de Defesa Civil de Santos, o acumulado até essa quarta-feira é de 98,8mm, segundo boletim do órgão, emitido desta manhã. 

Previsão do tempo 

De acordo com o Instituto Climatempo, o céu permanecerá carregado e com altas probabilidade de chuvas nas cidades da Baixada Santista nesta quarta-feira. As temperaturas devem oscilar entre 24º e 29º. O cenário de precipitação e queda nas temperaturas deve se manter até domingo (17). 

Em caso de alerta, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Tudo sobre: