EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

6 de Agosto de 2020

Após alerta, chuvas perdem intensidade na Baixada Santista

Previsão para este domingo é de chuva fraca e isolada. Nova frente fria deve trazer pancadas de chuva a partir de terça-feira

A Baixada Santista entrou em alerta após a forte chuva registrada entre a noite de sexta-feira (26) e sábado (27). No começo da tarde de sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho (um dos mais críticos do órgão federal) devido ao acumulado de chuva na região. O informe é acionado quando o volume de precipitação supera a marca diária de 100mm.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, a previsão para este domingo é de chuva fraca e isolada ao longo do dia. Amanhã, não há previsão de chuva, porém, na terça-feira, voltam a ocorrer pancadas de chuva, devido à passagem de uma nova frente fria.

A Defesa Civil de Santos informou que o acumulado de chuva das últimas 72 horas (até 6h de domingo) foi de 140 mm. Na madrugada, não foram registradas ocorrências. Os morros continuam em estado de Atenção.

Na madrugada de sábado, houve um deslizamento no Morro Santa Maria, que atingiu uma moradia. A família, um casal com dois filhos adolescentes, ficou desalojada. 

Em Praia Grande, o acumulado de chuva foi menor: 123mm, sendo que entre sexta e sábado chegou a 120mm. Além disso, não foi registrada nenhuma ocorrência. A média para junho é de 200mm, porém até sábado (27) já foram registrados 240mm.

São Vicente, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Bertioga também não registraram ocorrências graves. Houve apenas pontos de alagamento. Nas últimas 72 horas, São Vicente registrou um acumulado de 136,8mm. Em Cubatão, a maior incidência de chuvas entre sexta e sábado ocorreu na Cota 400 com 34 mm.

Em Itanhaém, o índice chegou a 96,93mm. Em Mongaguá, a Defesa Civil registrou a precipitação de 125,68mm de chuva nas últimas 72 horas. A Defesa Civil de Bertioga informou que, nas últimas 72 horas, choveram 123mm. Bertioga está em estado de alerta. Somente Guarujá e Peruíbe não informaram os números da chuva.

Tudo sobre: