Fábio Prieto, que é santista e ocupa o cargo de secretário, falou para varejistas da Baixada Santista (Lucas Rodrigues/Governo do Estado) Uma aproximação maior do Procon-SP com as entidades que representam o setor empresarial, como supermercados, varejo e serviços. Esse é o objetivo que a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania propõe com a expansão das câmaras temáticas que já funcionam na Capital para outras regiões do Estado. Nesta quinta (30), o secretário Fábio Prieto esteve em Santos, a convite do Sindicato do Comércio Varejista de Santos e Vale do Ribeira, conversando com o setor varejista. Prieto destacou a mudança de conduta que adotou assim que assumiu a secretaria, há dois anos. “Temos feito operações pedagógicas com o Código de Defesa do Consumidor, porque ele é um conjunto de normas que nem sempre têm a compreensão plena por parte do empresário. Além disso, o Código é um instrumento de cidadania antes de tudo”, disse o secretário, sem descartar a aplicação de multas quando necessário. Em 2023, primeiro ano da gestão do atual governo, 800 ações de esclarecimento foram feitas com entidades representativas do comércio varejista e de serviços. “Mas também aplicamos 30% a mais de multas. Isso está previsto, sim, mas deve ser feito com responsabilidade”. Prieto, que é santista e teve carreira na Magistratura antes de assumir como secretário, enfatizou a necessidade do diálogo entre os setores. “Temos certeza que a aplicação correta da lei, com moderação, é a forma mais correta de fazer gestão”. Antes da palestra, o secretário foi homenageado pelo presidente do sindicato, Omar Abdul Assaf.