EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

13 de Dezembro de 2019

Zopp Criativa busca promover produções culturais na região

Evento continua até este sábado (11)

Com a proposta de reunir diversos atores sociais para dialogarem sobre os conceitos de cultura, inovação e economia criativa, a primeira edição da Semana Zopp Criativa está sendo realizada em Santos, com programação estendida até este sábado (11).

Com apoio da Prefeitura de Santos e da Universidade Católica de Santos (UniSantos), a Zopp - Uma Visão Criativa de Futuro conta com 18 mesas de conversa, oficinas culturais, exibições de filmes e mostra de design, além de uma exposição fotográfica baseada na música 'Sementes do Amanhã', de Gonzaguinha.

De acordo com Danilo Tavares, organizador, o evento tem como objetivo principal propor um ambiente urbano, onde as pessoas se sintam participativas. “Também é fundamental estabelecer o combate às discriminações. Por isso, uma das questões que procurei resolver foi a diversidade nas mesas, para alcançar um número maior de pessoas”.

O evento
Entre os destaques desta primeira edição está a participação de Célio Turino, idealizador do Programa Cultura Viva, que viabilizou a criação de mais de 2.500 pontos de cultura no País. Entre 2004 e 2010, Turino foi secretário na pasta de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

“Também é interessante destacar a mobilização de mais de 60 pessoas para os diálogos em mesas, sem que nenhuma delas receba cachê. Considero isso como uma vitória, pois desde o último ano enfrentamos um discurso de marginalização dos setores artístico e cultural”, comentou Danilo.

As atividades estão distribuídas entre a UniSantos (Av. Conselheiro Nébias, 300, Vila Nova), a Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Campo Grande) e o Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico). Confira a programação completa no site oficial do evento.

Zopp Criativa
Oito nomes compõem a equipe da Zopp Criativa: Danilo Tavares (idealizador), Márcia Okida (curadora da Mostra de Design), Eduardo Ricci (curador da Mostra de Cinema), Rafaella Martinez (assessoria de imprensa), Catharina Apolinário (Mídias Digitais) e MiriamVieira (programadora da feira), além de Francisco e Marielle (designers).

“Zopp vem de um termo alemão que significa planejamento e execução de ações de modo participativo, focado em objetivos”, explicou Danilo. “É uma questão ainda vaga, o processo de participação nas decisões públicas”, conclui.

Tudo sobre: