Universo feminino no livro da escritora vicentina Helena Fraga

Alma de Mulher será lançado nesta quarta-feira (15), em live nas redes sociais, às 19 horas

Por: Lucas Krempel  -  14/07/20  -  14:55
Autora não parou de escrever na quarentena: “momento fértil”
Autora não parou de escrever na quarentena: “momento fértil”   Foto: Divulgação

O universo feminino em forma de poesia. Esta é a proposta de Alma de Mulher (Editora Delicatta), nova obra da escritora vicentina Helena Fraga. O livro será lançado nesta quarta-feira (15), em live nas redes sociais, às 19 horas. Esse é o terceiro volume da poeta, que anteriormente divulgou Depois de Ser Feliz é Uma Escolha (2017) e Hoje e Sempre (2019).


“Não é um livro feminista. É um livro feminino, que aborda vários tipos de sentimento das mulheres ao longo da vida. O livro fala um pouco da sensualidade feminina, descoberta desse lado de viver a dois, relacionamento homem e mulher. Uma coisa mais real assim. Ele fala da mãe, da mulher mãe, no sentido de cuidadora”, diz Helena.


Para a autora, mesmo que a mulher não seja mãe, ela tem essa coisa de ser mais cuidadora, sempre cuidando de alguém. “O livro aborda a questão da mulher mais madura, suas angústias e perda dos seus amores, ninho vazio, solidão. E muitas vezes da busca de um novo amor, que nem sempre consegue, porque ela já é uma mulher mais resolvida também. Tem uma profissão definida, vida arrumada”.


A obra estava prevista para ser apresentada ao público em março, mês das mulheres, mas o cenário de pandemia mudou seus planos. Se o lançamento atrasou, a produção segue firme e forte. “Estou produzindo muito. Acho que é um momento muito fértil pra mim por conta de vários tipos de sentimento. São situações que a gente tem que se adaptar ou não. E se isso causa ou não angústia. Tenho escrito praticamente todos os dias e feito reflexões comigo. E até tenho compartilhado algumas nas minhas redes sociais”.


Antes de fazer o primeiro voo solo como autora profissional, Helena já havia escrito dez livros, em tiragens pequenas e apenas para prestar homenagens – como ao pai e à mãe – e presentear amigos.


Pioneira, em 1996, quando a internet ainda engatinhava no País, criou o Poetando, no qual publica suas poesias. Seus dois primeiros livros, Ser Feliz é Uma Escolha e Hoje e Sempre, estão à venda no site da escritora. Para acompanhar o lançamento de Alma de Mulher, acesse o Facebook ou o Instagram.


Logo A Tribuna
Newsletter