EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Um mundo dançante inspirado em clássicos da Disney

Teatros recebem apresentações de 'Aladdin' e 'Divertidamente'

Versões de filmes da Disney vão invadir palcos em Santos para apresentações de mais 600 alunos de escolas de dança e patinação da região.

A partir desta sexta (29), é a vez dos 250 integrantes da Academia Engenharia de Dança apresentarem uma releitura do filme 'Aladdin', no Teatro Municipal Brás Cubas.

“No ano passado, já havíamos assistido o espetáculo duas vezes na Broadway e este ano lançaram o filme, que não é o tradicional, que traz muita dança de rua, falando do empoderamento da mulher, comum a odalisca que dança o chá-chá-chá. Ia de encontro a todas as modalidades que praticamos na escola”, conta a diretora da Engenharia da Dança, Wanda Gazal.

No ano passado a escola já havia apresentado o espetáculo 'Moana', também da Disney, que fala da conquista do poder feminino.

A versão live-action de 'Aladdin', que traz Will Smith no papel de gênio da lâmpada, conta a história de um jovem humilde que descobre uma lâmpada mágica, com um gênio que pode lhe conceder desejos. Com isso, ele se passa por príncipe para conquistar a moça por quem se apaixonou, mas não sabe é que a jovem é uma princesa que está prestes a se casar.

Para a apresentação santista, Wanda promete algumas surpresas para o público. Sem adiantar muito para não estragar o momento, ela destaca a presença em palco de oito beduínos de tamanho maior que o normal, com cestos de onde saem odaliscas. Um tapete voador também promete ser atração.

“Claro, que ele não vai estar voando. Até tentamos fazer isso com tecnologia, mas será apenas uma simulação”, afirma. A apresentação de 80 minutos terá sapateado, dança de rua, jazz, balé clássico e contemporâneo.

Divertidamente

A animação que trata das emoções da jovem Ridley e como a sala de comando de seu cérebro se comporta em vários momentos, quando ela passa por uma mudança de cidade, é inspiração para duas apresentações que acontecem no sábado e no domingo (30 e 1º).

A Academia Contra Passo traz 'Divertidamente' para o palco do Teatro Coliseu. A apresentação também vai ajudar entidades sociais. Para pagar meia-entrada, a pessoa leva um quilo de alimento não perecível, com exceção de sal e açúcar, que será doado para essas instituições. Até o começo desta semana, a escola já havia arrecadado meia tonelada de alimentos.

“Nossa apresentação é baseada no filme, que trabalha o lado psicológico dos sentimentos. Para isso trazemos números de balé, jazz, sapateado e contemporâneo”, conta a diretora do espetáculo Mariluci Giannaccini.

Os 180 alunos envolvidos na apresentação de final de ano da academia estão ensaiando desde agosto.

Patinação

'Divertidamente' também serviu de inspiração para a apresentação 'Emoções sobre Rodas', da escola de patinação Inforzato.

De forma personificada, a apresentação trabalha uma narrativa que traz ao palco as emoções que fazem parte da vida humana e que formam a felicidade. Serão abordadas tanto sensações que podem mover uma pessoa em busca de seus sonhos quanto aquelas que geram temores.

Para contar esta história, o elenco terá alunos da escola em parceria com Clube dos Ingleses, Tênis Clube, Clube 2004, Vila Souza, Notre Dame, Stella Maris, Coração de Maria, Onis e Secretaria de Esportes de Santos.

No elenco estão ainda patinadores com destaque internacional, como as campeãs brasileiras de patinação Julita Benitez e Manuella Ferraro, campeão panamericano de patinação e 4º lugar mundial, Eric Medziu, além da bi-campeã panamericana de patinação Andressa Malantrucco.

Tudo sobre: