Teatro Municipal de Santos recebe música para os ouvidos e a alma

Orquestra com músicos deficientes visuais faz concerto neste sábado

Por: Da Redação  -  06/04/19  -  13:12
  Foto: Divulgação

Quem for ao Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48) neste sábado (06), às 17h, irá conhecer o resultado do trabalho que reflete o esforço de um grupo de pessoas que superam suas dificuldades visuais para tocar e cantar. São cerca de 40 músicos, com suas flautas, percussão, vozes, teclados e cordas, que levarão para o palco desde Mozart até Roberto e Erasmo Carlos, passando por Beethoven, Dominguinhos, Beatles, Marisa Monte até Tim Maia.


O concerto é comemorativo pelos dez anos do Promuvi – Projeto Música Transformando Vidas, ação social do Rotary Santos-Oeste. A orquestra é formada por pessoas com deficiência visual ou de baixa visão que tocam flauta, percussão e cordas, além de cantarem. O espetáculo tem entrada franca e será regido pelo maestro Paulo Mauá, criador da orquestra.


Um dos integrantes do grupo é Silvio Roberto Gonzaga de Souza, 56 anos, o primeiro com deficiência a entrar no Promuvi. Hoje são sete alunos de flauta no projeto.


Sílvio perdeu a visão em um acidente, mas nunca se desligou da música, que o acompanha desde jovem, quando tocava nas bandas e fanfarras escolares. Perdida a visão, passou a frequentar o Lar das Moças Cegas e depois a Casa da Visão, mantida pelo Rotary. E foi lá que conheceu o maestro, que o convidou a integrar a orquestra, junto a outros músicos deficientes visuais e normais.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter