Tarrafa: Arquitetura e literatura do mundo árabe em foco

Temas dão início à 11ª edição do Festival Internacional de Literatura de Santos

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  26/09/19  -  21:12
  Foto: Divulgação

Arquitetura e Urbanismo e a literatura influenciada pelo mundo árabe são os assuntos que abrem, nesta quinta (26), o primeiro dia de apresentação de autores da 11ª edição da Tarrafa Literária - Festival Internacional de Literatura de Santos.


Na primeira mesa de debates, às 17h, com o tema Ficção nas Veias Árabes, os autores Cris Judar e Marcelo Maluf tratam dos reflexos da ascendência árabe em suas obras e como ela se mostra, seja de forma subjetiva ou objetiva. A mediação é feita pelo escritor Ademir Demarchi.


“As histórias de repressão que envolvem escritores do mundo árabe, o limitado espaço oferecido às autoras e o trabalho de algumas figuras de destaque internacional, como o da quadrinista franco-iraniana Marjane Sartrapi, também são pontos sobre os quais eu gostaria de conversar”, afirma Cris, autora do romance 'Oito do Sete', finalista do Prêmio Jabuti 2018 e ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura 2018.


Cris também é uma das organizadoras da antologia de autores LGBTQ 'A Resistência dos Vagalumes' e vê com preocupação o cenário atual. “O clima de pessimismo e de revolta é evidente. Ao mesmo tempo, reconheço a fertilidade atual do nosso meio literário que, a cada dia, cria projetos e iniciativas fortemente calcados na resistência política, em um posicionamento claro contra os desmontes e agressões que têm nos afetado diretamente”, diz.


Ela afirma que o grupo permanece alerta a qualquer ato de censura. “Ao mesmo tempo, confiamos na força literária e no potencial de alcance das 61 vozes de autores LGBTQs que compõem a antologia. O objetivo é que o livro chegue a cada vez mais pessoas”, conta Cris.


Arquitetura


Outra novidade desta edição do festival é a inclusão da Arquitetura e Urbanismo na programação. Na segunda mesa desta quinta-feira, o arquiteto Guilherme Wisnik e o especialista em place branding Caio Esteves conversam sobre Viver nas Cidades, com mediação do arquiteto e professor universitário Rafael Ambrósio.


Wisnik traz para a discussão o tema do seu livro 'Dentro do Nevoeiro', lançado este ano, que usa a névoa como metáfora para a sociedade. “Dentro deste nevoeiro, a gente não sabe muito bem para onde está indo”, afirma o autor, que recebeu o prêmio Destaque 2018 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) pela publicação.


Para contribuir com essa ideia de apropriação da cidade, Esteves traz sua experiência de palestras que abordam os assuntos ligados à cidade como a relação de turismo e as marcas-lugar, o engajamento comunitário no processo de construção das marcas-lugar e ambiente inovadores, qualidade dos espaços públicos, place branding e placemaking.


A Tarrafa Literária segue até domingo (29), com eventos gratuitos, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, s/nº, Centro de Santos). A programação completa pode ser conferida no site do festival.


Logo A Tribuna
Newsletter