'Som das Palafitas' valoriza artistas da Baixada Santista

O evento, organizado pelo Instituto Arte no Dique, começa dia 4 de setembro e segue até o final de novembro com transmissões on-line ao vivo, aos finais de semana

Por: Egle Cisterna  -  19/08/20  -  14:23
Músico baiano Moraes Moreira será o homenageado do festival
Músico baiano Moraes Moreira será o homenageado do festival   Foto: Divulgação

A quarta edição do festival O Som das Palafitas vai destacar artistas da Baixada Santista, além de trazer apresentações de grandes nomes da música nacional, como Sandra de Sá e Armandinho.


O evento, organizado pelo Instituto Arte no Dique, começa dia 4 de setembro e segue até o final de novembro com transmissões on-line ao vivo, aos finais de semana. O cantor Moraes Moreira, falecido em abril, será o homenageado.


Em setembro, às sextas e sábados, todas as atrações serão regionais. “Por conta da pandemia, decidimos dar espaço para os cantores que tocam na noite, em barzinhos, que ficaram sem trabalho e ajudar também as equipes técnicas que os acompanham”, explica o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo. 


A primeira apresentação será do músico, cantor e compositor santista Danilo Nunes, que fará um show com músicas de Moraes Moreira. O músico baiano era amigo e compadre de Figueiredo, que chegou a trabalhar como produtor de Moreira, na década de 70. “Moraes ajudou muito o Arte no Dique, fez show de graça no Sesc para a apresentação da maquete de nossa sede, veio inaugurar a obra. O embrião do Som das Palafitas foi dele, num show que levou sua música para as pessoas daqui que não tinham acesso a apresentações assim”, conta Figueiredo.


A sede conta com um estúdio que recebeu o nome do artista, ainda em vida, e cuja a intenção da entidade é que seja transformado em um memorial.


Fase nacional


A partir de outubro, o festival passa a ter nomes de destaque nacional, com apresentações aos sábados. Todos os artistas também devem incluir uma composição de Moreira no repertório. Os shows serão transmitidos pela página no Facebook e pelo YouTube


Entre os destaques estão Armandinho, que tocou na primeira edição de O Som das Palafitas e é considerado o padrinho do evento. “Ele sempre me ajudou muito fazendo a ponte com outros artistas. Ele, junto com Luiz Caldas, lotou o primeiro show do festival. Agora, além de encerrar a programação, ele vai ser o mestre de cerimônias da fase nacional”, destaca Figueiredo. 


Durante os shows, o público poderá fazer doações por meio de QR Code. Os recursos devem ser utilizados para a recuperação da sede do Instituto. “Nossa fachada é de madeira e precisamos fazer a reforma para que o prédio – que é público – não se deteriore. Além das doações, estamos em busca de parceiros para a reforma”.


Programação


Setembro


Dia 4: Danilo Nunes
Dia 5: Dj Cuco
Dia 11: Matheus Vasconcelos
Dia 12: Simone Ancelmo 
Dia 18: Monna
Dia 19: Gabriel Prado e Edison Kbça
Dia 25: Diego Alencikas
Dia 26: Conrado Pouza


Outubro


Dia 2: Julinho Bittencourt
Dia 3: Jotta R
Dia 10: Sandra de Sá
Dia 17: José Gil e Maria
Dia 24: Charlie Brown Jr
Dia 31: Moreno Veloso


Novembro


Dia 7: Hamilton de Holanda
Dia 14: Gilmelandia e Luciano Calazans
Dia 21: Davi Moraes
Dia 28: Armandinho


Logo A Tribuna
Newsletter