EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

22 de Setembro de 2019

Shoppings da região aderem à tendência de oferecer atrações culturais

Exposições, música e espaços de leitura estão entre as atrações

Oferecer uma experiência cultural para as pessoas que frequentam shoppings não é exclusividade de São Paulo. Na Baixada Santista, é cada vez mais comum esse tipo de estabelecimento ter um espaço voltado para as artes. 

No Parque Balneário (Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga, Santos), por exemplo, está em cartaz na Praça de Eventos, até o dia 10, a exposição dos 50 anos da Escola de Ballet Lúcia Millás, com fotos e figurinos que contam a trajetória de uma das instituições de dança mais tradicionais da região. Além da exposição, o público pode participar de aulas e conferir apresentações. 

O shopping tem ainda o Espaço das Artes, com programação mensal de artistas da região. “Esses espaços são possibilidades de aproximar o artista e sua obra daqueles que não têm o costume de frequentar galerias e museus e, pelo lado do artista, aqueles que também não consegue expor nestes lugares”, afirma a gerente de marketing do Balneário, Viviani Fernandes.

Para o gerente do Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga, Santos), Marcos Quirino, a cultura torna o local mais interessante para o público. “Esses eventos motivam os clientes a visitarem o shopping, além de contribuir culturalmente, despertando curiosidade e levando conhecimento e informações, inclusive a turistas que visitam a região.”

Este domingo (1º) é o último dia para ver a exposição de bonecos colecionáveis feitos em impressoras 3D no Japão e 36 pôsteres do artista Marcio Hum. Para os próximos meses estão previstas exposições que contam a história dos 80 anos de Batman, outra de fotos e vídeo sobre os barcos hospitais, que atendem as comunidades ribeirinhas na Amazônia. E ainda uma mostra, em parceria com as faculdades de Arquitetura de Santos, de projetos para revitalização do Centro Histórico.

Além desta agenda, o Pátio Iporanga tem uma biblioteca comunitária permanente, num espaço cultural com poltronas e uma estante com livros que podem ser lidos no local ou emprestados para leitura em casa.

No Praiamar Shopping (R. Alexandre Martins, 80, Aparecida, Santos) há dois espaços culturais: a Praça Central, localizada no térreo, e o Lounge, no 2º piso, que recebem exposições culturais e atrações recreativas durante todo o ano. Até o dia 8, o público pode ver a Exposição Figurinos, que mostra bastidores das produções de novelas.

Em Praia Grande, o Litoral Plaza Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511) não tem um espaço específico para atividades culturais, mas costuma abrigar eventos, como mostras fotográficas, feiras de livros e apresentações teatrais para crianças em sua praça de eventos. Neste ano, o destaque foi a exposição Castelo-Rá-Tim-Bum.

A música é o forte da programação cultural do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro, São Vicente), que promove, todo último domingo do mês, o projeto Música no Brisa, onde músicos consagrados e novos talentos da região se apresentam na Praça de Alimentação. Os corredores também recebem exposições de artistas plásticos e fotógrafos da Baixada Santista.