Sesc terá extensa programação na Flip

Cerca de 100 atividades artísticas serão apresentadas pela instituição: de bate-papos com autores até shows musicais e lançamentos

Por: Da Redação  -  11/07/19  -  12:28
  Foto: Renato Stockler / Divulgação

Faltando pouco mais de uma semana para o início da 17ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Sesc Paraty anuncia extensa programação para o período do festival.


Entre 11 e 14 próximo, o Sesc promoverá cerca de 100 atrações com exposições, oficinas, bate-papos, cafés literários, lançamentos de livros, cinema, música e intervenções artísticas. As atividades acontecerão nas unidades Santa Rita e na Casa Edições Sesc, no Centro Histórico; na unidade Caborê e no espaço do Areal do Pontal, onde estará estacionada uma unidade do BiblioSesc, biblioteca itinerante.


A maratona de atrações começa com a abertura da exposição Câmara de Ecos, na unidade Caborê, no dia 11, às 10h. Inspirada no poema de Waly Salomão e idealizada por seu filho, Omar Salomão, a instalação em formato de ninho permitirá uma experiência sensorial. O público poderá conferir a exposição durante os quatro dias, sempre das 10 às 19h.


Outro destaque do primeiro dia será o bate-papo com os rappers Rincon Sapiência, MC Marechal e Pelé do Manifesto. A partir das 14h,também na unidade Caborê, os três vão debater sobre os desafios de se fazer RAP no Brasil, o papel social e como o ritmo transforma vidas, além de dar dicas para quem pretende ingressar na carreira de MC.


Na unidade Santa Rita, localizada no Centro Histórico, acontecem os Cafés Literários, espaço de encontro do público com grandes autores. Nomes representativos da literatura nacional discutem diferentes temas.


Entre os confirmados estão a poetisa pernambucana Luna Vitrolira e Ricardo Aleixo, poeta, músico e artista plástico, na mesa A palavra performada; Tobias Carvalho, vencedor do Prêmio Sesc 2018, e Amara Moira, professora de literatura e feminista, debatem o gênero na escrita, em Literatura tem gênero?; Bárbara Prince, blogueira literária e youtuber, estará ao lado do escritor e roteirista de literatura policial Raphael Montes, no debate A literatura é pop?; Márcia Kambeba, poeta e geógrafa brasileira, e Cristino Wapichana, músico, compositor e escritor brasileiro, discutirão as Literaturas originárias.


Ainda na Santa Rita, no dia 11, às 19h30, será lançado o livro 'Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?', com a participação do autor José Teles e de Lauro Lisboa Garcia, organizador da coleção de livros digitais Discos da Música Brasileira.


Com o mesmo nome do disco lançado por Chico Science & Nação Zumbi em 1994, o livro reconstrói a trajetória do álbum seminal que transformou a música brasileira.


Música


Entre as atrações musicais, o público poderá conferir as apresentações do cantor e compositor Chico Cesar; Cátia de França, cantora que tem a literatura como marca registrada em suas canções; Dandara Manoela, que apresentará o álbum 'Retrato Falado' e a Orquestra Mundana, formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados.


A programação completa está disponível no site do Sesc Paraty. A 17ª Flip acontece de 10 a 14 próximo e tem curadoria de Fernanda Diamant.


Logo A Tribuna
Newsletter