Santos Jazz Festival faz homenagem ao legado de Nina Simone

Brasiliense Ellen Oléria e a norte-americana radicada no Brasil Alma Thomas fazem parceria em homenagem

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  25/07/19  -  15:23
  Foto: Divulgação

Duas grandes vozes para homenagear um dos nomes mais emblemáticos da música. A abertura da oitava edição do Santos Jazz Festival, na próxima quinta-feira (25), a partir das 20 horas, no Teatro do Sesc, promete ser um momento marcante. A brasiliense Ellen Oléria e a norte-americana radicada no Brasil Alma Thomas prestam uma linda homenagem a Nina Simone.


A parceria das duas cantoras não é inédita, mas chega pela primeira vez a Santos. “A Alma é uma irmã que fiz. Eu a conheci no 'The Voice Brasil' (Rede Globo), no processo de seletivas e eliminatórias, nos bastidores. Nasceu imediatamente uma amizade muito grande.Tenho muita alegria em compartilhar esse repertório com ela. Fala muito da história dela, da família, do pai dela”, conta Ellen, em entrevista a A Tribuna, por telefone.


Para Ellen, Nina Simone é uma figura muito representativa: “Fala muito de nós, não só como afrodescendentes, mas da nossa tradição e cultura afrojazzpórica”.


A ligação da brasiliense com a obra de Nina Simone vem dos tempos da faculdade. Hoje, com 36 anos, a cantora brasileira afirma que o trabalho de Nina foi fundamental para o crescimento profissional.


“Nesse período de muita efervescência, a Nina apareceu para ajudar na construção da minha identidade musical. Foi muito importante conhecer e mergulhar na obra dela. Acho que ela se tornou de fato uma grande referência para a música no Ocidente”.


Nina Simone foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. É bastante conhecida por sua ligação com o jazz, mas trabalhou com diversos estilos musicais. Transitou pela música clássica, blues, folk, soul, R&B, gospel e pop.


Pela segunda vez no Santos Jazz Festival, Ellen afirma que esse tipo de evento é necessário para público e artistas. “Não só para pensar em novas vozes, mas na manutenção do que a gente construiu. É legal apreciar o que tem sido produzido no nosso cenário musical. A gente vive ondas, modismos que falam do nosso tempo, desejos da nossa juventude. Mas somos tantas e tão complexas que, às vezes, a grande mídia não dá conta de comportar toda a nossa complexidade e diversidade. Esses festivais são determinantes para nos encontrarmos”.


Além da obra de Nina Simone, Ellen Oléria possui um trabalho autoral de alto nível. Seu último álbum, 'Afrofuturismo', de 2016, foi lançado em vários lugares do mundo, inclusive no Japão.


Recentemente, ela também divulgou o single Nuvens no Jardim, uma parceria com o amigo Lino Krizz, que já havia trabalhado com ela no álbum 'Boogie Naipe', de Mano Brown.


“O Lino é meu parceiro, um artista, um agitador cultural integrado a uma rede de artistas de São Paulo. Quando ele fez o convite, aceitei imediatamente. A canção tem uma força muito grande. É gratificante estar nesse projeto dele”.


Logo A Tribuna
Newsletter