EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

19 de Julho de 2019

Santos Film Fest terá programação especial para celebrar os 80 anos de Batman

Festival terá exposição com itens de colecionador, bate-papo com especialistas e exibição de fan film do Homem-Morcego

Em comemoração aos 80 anos de Batman, a Santos Film Fest terá uma programação especial que busca disseminar a história do personagem no cinema para todos. O evento ocorre entre os dias 26 de junho e 3 de julho.

No dia 28 de junho, a partir das 19h, o Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Matias) recebe a mostra 'Batman - 80 anos: Trajetória do Homem-Morcego nas telonas - Uma homenagem de fãs'.

“A exposição é uma demonstração de carinho e gratidão ao Batman feita para os fãs e também para o público em geral. As peças são de acervo pessoal, então teremos filmes, posters e cartazes”, explica o organizador do evento, André Azenha.

Dando continuidade ao evento, às 20h30, ocorre um bate-papo focado no desenvolvimento do personagem ao longo dos anos. Além de Azenha, estarão presentes o diretor do fan film 'Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo', Elvis DelBagno; o quadrinista Denis Dym Freitas; e os organizadores da Santos Comic Expo, Fábio Gomes Ribeiro e Marco Aurélio.

“Minha expectativa é que mais pessoas descubram a existência do meu fan film e que ele seja parte do universo do Batman. Apesar de ter ganho alguns prêmios internacionais, gostaria de ser associado ao personagem”, revelou DelBagno.

O diretor acompanha o Batman desde a adolescência, quando começou a ler os quadrinhos de A Queda do Morcego, nos anos 1990. “Ele sempre fez parte da minha cultura. Fazer um filme do personagem foi gratificante, mesmo com as dificuldades que tive de enfrentar”. O filme produzido por DelBagno demorou mais de quatro anos para chegar ao produto final e tem como foco os capangas.

A equipe da Mosh Escola de Arte também marca presença no evento, produzindo sketches (artes de personagem) gratuitamente durante a noite. Na madrugada de sexta-feira para sábado (29), acontece uma virada cinematográfica nerd.

“Minha paixão pelas histórias começou quando tinha 6 anos, época que assistia os desenhos do Batman na Globo, na década de 1980. Desde então, passei a colecionar as HQs”, lembrou Gomes. “Para a mostra, levarei algumas das primeiras edições”.

“A ideia é que no dia do evento as pessoas participem. Não é obrigatório, mas aqueles que quiserem comparecer fantasiados, no clima do Homem-Morcego, serão bem-vindos”, garante a organização.

No ano passado, o homenageado da Santos Film Fest foi o Super-Homem (Superman), que também completou oito décadas desde a sua primeira aparição, na primeira edição da revista em quadrinhos Action Comics.

O Batman é um personagem da DC Comics, criado por Bill Finger e Bob Kane. Sua primeira aparição foi na edição de número 27 da história em quadrinhos Detective Comics, de 1939.