Santos Film Fest antecipa novidades para edição de 2020

'Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil', de Carla Camurati, é um dos filmes que será exibido no festival

Por: Da Redação  -  17/10/19  -  22:55
  Foto: Divulgação

A oito meses do início de sua quinta edição, o Santos Film Fest já sinaliza com as primeiras novidades da programação. Realizado anualmente no Cine Roxy 5, no Gonzaga, o evento acontece entre os dias 23 de junho e 1º de julho de 2020.


Além das mostras competitivas de curtas e longas, o festival destacará os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro. A sessão comemorativa cobrirá todo período a partir de Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil, de Carla Camurati.


“O auge da crise do cinema nacional ocorreu no início dos anos 1990, quando a Embrafilme foi extinta pelo Governo Federal. A situação só começou a melhorar em 1993, quando foi criada a Lei do Audiovisual, que promovia novos investimentos. Dois anos depois, apareceram as primeiras produções nacionais de peso”, explica o diretor do festival, André Azenha.


Será realizada uma mostra paralela com filmes de destaque desse período, bem como uma exposição narrando os principais momentos, filmes e realizadores desses 25 anos.


“Mais que relembrarmos esses 25 anos de conquistas e dificuldades do nosso cinema, vamos mostrar ao público quão importante é nossa produção, que gera empregos, reflete nossa cultura, nossa história e leva o Brasil mundo afora”, continua Azenha.


Mostras


A programação do Santos Film Fest promete mostras grandiosas. Entre os destaques está a Mostra Humanidades, reunindo curtas e longas, nacionais e estrangeiros, que abordam questões relativas à cidadania.


Filmes de surfe também terão espaço, com exibições de produções de curtas, médias e longas-metragens que abordam o esporte.


Personagens reais e histórias marcantes de Santos vão compor outra mostra exclusiva do festival. “No ano em que Santos recebe o Congresso da Unesco, nada mais importante que evidenciarmos nossas histórias”, comenta o diretor.


Novidade da programação do Cine Roxy este ano, o Cinetopia, que destaca produções internacionais fora do circuito comercial, contará com retrospectiva.


Pelo lado social, o festival anunciou uma sessão especial sobre saúde mental. Será realizada uma mostra com curtas e longas que refletem temas como depressão, ansiedade, transtornos mentais, em sessões seguidas de bate-papos com especialistas, realizadas em escolas.


Para os roqueiros, uma mostra de filmes sobre rock contará com curtas e longas. A curadoria será feita por Lucas Krempel (A Tribuna) e Wladimyr Cruz (Zona Punk). Também haverá uma mostra de videoclipes.


Logo A Tribuna
Newsletter