Santos Comic Expo traz várias feras do mundo geek para Santos

Sábado (5) e domingo (6), cosplayers e amantes das HQs têm encontro marcado no Centro de Cultura Patrícia Galvão

Tudo pronto para a sexta edição da Santos Comic Expo, evento que começa neste sábado (5), às 11 horas, e se estende até domingo (6), com inúmeras atividades e atrações do mundo geek, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A entrada é gratuita. Além de experiências imersivas, como uma apresentação de luta medieval, haverá painéis com artistas famosos. E nós conversamos com três deles. Haverá ainda competição de cosplayers.

A Turma do Arrepio

A turminha de netos dos grandes monstros do cinema estará representada pelo seu criador, César Sandoval, na primeira mesa do evento, ao meio-dia deste sábado. “Fico até surpreso em ver 'A Turma do Arrepio' ter esse reconhecimento depois de 30 anos”, destacou Sandoval, que busca apoiadores para retornar com as histórias de Draky, Luby, Medeia, Stein eTuty ao mercado nacional de quadrinhos.

Natural de Franca, no Interior, o quadrinista também foi responsável pela hq 'Os Trapalhões', sucesso de vendas nos anos 1980. “Na época, conseguimos ter a grande sacada de criar uma versão infantil dos personagens. Isso permitiu uma certa adequabilidade aos produtos infantis”.

Durante 60 minutos, Sandoval promete falar sobre o papel do quadrinista. Por isso, acredita que sua palestra atenderá a todas as idades.

“Esse vai ser um grande momento de entretenimento, tanto para os geeks quanto para a família. Espero que meu retorno a Santos, cidade pela qual carrego um carinho, seja memorável”, espera.

A voz do Batman

Apesar do nome, a Santos Comic Expo resolveu ir além dos quadrinhos e convidou o dublador Márcio Seixas, que eternizou a voz de muitos personagens no cinema e na tevê, com destaque para o Batman. Aos 74 anos, Márcio acumula mais de 40 anos no ramo da dublagem.

“É fantástico ver pessoas de todas as idades vindo falar comigo por conta do homem-morcego. De garotos a pessoas de mais idade, que já chegaram na casa dos 40”, explicou o mineiro.

Seixas participa do evento às 15 horas de domingo, quando ocorre um painel de comemoração aos 80 anos do Batman. “Tenho muito orgulho de ter dublado um personagem de história forte, que perdeu os pais muito cedo e virou um grande homem com o passar do tempo”, contou ele, ao relembrar da primeira cena que teve de gravar para ser aprovado por Silvio Santos, nos anos 1990.

Esta será a primeira vez do dublador na Cidade. Por isso, Seixas espera ser bem recebido por todos. “A Santos Comic Expo será uma festa agradável para todos. Estarei disposto para atender ao público, seja para trocar algumas palavras ou apenas para registrar o momento”.

Um santista na SCE

O ilustrador Fábio Coala, que participou de obras da Maurício de Sousa Produções como a graphic novel 'Horácio: Mãe', também marca presença na 6ª Santos Comic Expo.

“Tive o prazer de participar de todas as edições. É um ótimo lugar para rever os amigos quadrinistas e trocar ideias, além do contato com os leitores que, muitas vezes, nem sabem que sou da região”, destacou Coala, que também gerencia o site Mentirinhas desde 2010.

Santista, o ilustrador estará no evento para o lançamento de seu décimo livro autoral. Mais uma vez, Horo, um ornitorrinco que vive em um mundo onde ele não se encaixa por ser diferente, é o personagem principal da história.

“Apesar do traço mais fofinho e da utilização de animais antropomórficos como personagens, o livro é cheio de metáforas e paralelos à nossa realidade, abordando assuntos mais pesados de forma mais sutil”. Por isso, o livro servirá tanto para crianças quanto para jovens adultos. Esta é uma característica que marca o trabalho de Coala desde a sua primeira obra.

Tudo sobre: