Roxy recebe estreia de curta documentário 'Porta Retrato'

A vida da cantora Maria Sil é uma histórias retratadas no curta

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  05/11/19  -  14:49
  Foto: Divulgação

Nunca é fácil o momento de sair do armário e se assumir como um jovem LGBTQ+ em um país tão intolerante como o Brasil. O medo vem antes mesmo da decisão de comunicar aos familiares. Foi comesse objetivo em mente que o diretor Eduardo Ferreira decidiu iniciar a produção do curta Porta Retrato, que será lançado nesta terça (5), às 21h, no Cine Roxy 4, em Santos.


“Inicialmente, a proposta era realizar um filme sobre jovens LGBTQ+ expulsos de casa após saírem do armário. Mas após meses de pesquisas, compreendemos que esse era um tema muito complexo, que necessitava de tempo para ser abordado, pesquisado e explanado. Com isso, veio a ideia de dividir o projeto”, afirma o cineasta santista.


A primeira etapa é o curta, que aborda o momento de autoaceitação de jovens LGBTQ+, trazendo diálogo e servindo de espelho para muitos jovens que estão nesse momento de autoentendimento e aceitação.


Posteriormente, Ferreira lançará o longa Porto Seguro, que abordará histórias de jovens LGBTQ+ que, após o momento de autoaceitação, não foram aceitos pelos seus familiares e foram expulsos de casa. A estreia está prevista para a edição 2020 do Santos Film Fest.


O curta documentário revela as histórias da cantora Maria Sil, do estudante George Narciso e do fotógrafo Andrey Haag, abordando os sentimentos e incertezas até a autoaceitação.


“Apesar dos três entrevistados terem histórias de vida diferentes, todos possuem em comum a busca pela autoaceitação, pelo amor próprio e se entender. Outro detalhe importante que percebemos nas três histórias foi a esperança por um mundo melhor. Atualmente vivemos um momento muito preocupante de desmonte de políticas públicas voltadas para o público LGBTQ+. Mas apesar disso é notável a busca de diálogo e enfrentamento em busca de direitos iguais”.


Após a sessão será realizado bate-papo com a equipe do filme, mediado pelo jornalista de A Tribuna Júnior Batista.


Logo A Tribuna
Newsletter