Quarteto de Cordas toca rumo a Portugal

Grupo se apresentará em Porto e Lisboa no mês de outubro

Por: Da Redação  -  15/08/19  -  15:35
  Foto: Carlos Nogueira / AT

O Quarteto de Cordas Martins Fontes promete um passeio pelos ritmos brasileiros para quem for ao Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro) nesta quinta-feira (15), às 20h30, para assistir à apresentação do grupo santista, dentro do Projeto 'Tradições - Os ramos que as raízes não conhecem'.


O quarteto, mantido pela Prefeitura de Santos, é formado por dois violinistas, Ulisses Nicolai e Adonai Ribeiro, por Erlon Lima, responsável pela viola, e Rossana Nicolai, no violoncelo.


A apresentação antecede o embarque dos músicos para Portugal, naquela que será a primeira excursão internacional deles.


A ideia de mergulhar na diversidade musical brasileira, aliás, rendeu ao grupo um convite da diretoria do Museu Nacional da Música, em Lisboa, para tocarem no local, no próximo dia 10 de outubro.


“Já temos três apresentações marcadas, em Porto e Lisboa, e estamos aceitando mais convites, porque o grupo ficará no país por 15 dias”, explica a produtora do Quarteto de Cordas, Lea Vila Nova, de 59 anos.


Sonho realizado


Esta será a primeira viagem do grupo para fora do Brasil em seus 43 anos de vida. Por isso, a alegria e expectativa tomam conta da atual formação, que soma cinco anos de trabalhos.


“É uma grande responsabilidade levar o nome de Santos e do País para fora, mas também curtimos bastante a ideia.Temos arranjos inéditos e uma equipe legal”, comenta o responsável pela viola, Erlon Lima, de 47 anos.


Para Rossana, de 55 anos, é a concretização de um antigo desejo. “Nossa reação foi de felicidade! Já era algo que estávamos pensando ”.


A iniciativa de embarcar nos ritmos brasileiros começou com as apresentações do quarteto nas escolas municipais no ano passado, por meio do projeto Hora da Cultura, da Secretaria de Cultura (Secult) de Santos.


Desde então, o músico João Francisco atua como o quinto elemento do grupo, completando os arranjos com seu clarinete e percussão. Além dele, a apresentação desta quinta contará com a participação de artistas e grupos locais, como a Ouro Verde.


Logo A Tribuna
Newsletter