EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

14 de Julho de 2020

Programação de eventos virtuais do Museu do Café é definida; confira

Eventos abordarão principalmente a cultura árabe

O Museu do Café, em Santos, já tem programado diversos eventos que integrarão a agenda cultural para a segunda quinzena do mês de junho. Os eventos virtuais não só darão continuidade às programações já estabelecidas, como as transmissões ao vivo nas sextas-feiras, mas também trará novas adições ao cronograma do mês, com webinário, mostra no site e mais.

20/6 - Exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”

Mensalmente, desde abril, o Museu lança uma nova exposição na plataforma “Google Arts & Culture”, a fim de levar um pouco da experiência de visitação às pessoas em isolamento social. Neste novo período, o destaque fica por conta da temática árabe, outra pauta que já integrou os espaços físicos do Museu e encantou o público com depoimentos de imigrantes, curiosidades sobre os hábitos de consumo nessa região – e as suas similaridades em relação aos costumes brasileiros –, e informações ligadas ao título de patrimônio cultural imaterial, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Convertido para o universo digital, todo esse conteúdo estará disponível a partir do dia 20, podendo ser acessado pelo site do Museu do Café.

23/6 às 17h - Live sobre conservação de fotos

Compartilhando orientações e métodos para garantir a boa conservação de fotografias pessoais, de maneira que mais gerações tenham acesso ao histórico da família, as equipes de salvaguarda dos acervos do Museu do Café e do Museu da Imigração participarão de uma live no Instagram, pelos perfis das instituições, no dia 23 (terça-feira), a partir das 17h. Os seguidores poderão enviar perguntas para serem respondidas ao término da apresentação do conteúdo.

25/6 - Visita “Olhar educativo sobre a exposição ‘Café Árabe, um símbolo de generosidade’”

As mediações voltadas à mostra baseada nas telas de Benedicto Calixto e ao edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, divulgadas nos dias 1 e 10 de junho, proporcionaram um entendimento ampliado sobre esses tópicos, por meio de imagens e áudios gravados pelos educadores. Quem gostou de acompanhar as atrações, terá a chance de aproveitar uma terceira visita online, sobre a exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”. A proposta visa estabelecer diálogos, construindo diferentes pontos de vistas sobre os conteúdos que permeiam o patrimônio cultural do café.

30/6 às 15h - Seminário "Quantos views? Experiências da educação museal em plataformas digitais"

Para além das visualizações de conteúdos produzidos nas redes sociais, as equipes do Museu do Café e do Museu da Imigração buscam alternativas para a realização de ações educativas significativas aos seus públicos. Por essa razão, convidam especialistas da área a apresentar iniciativas inovadoras na construção desse conhecimento e na abertura dos equipamentos para novos públicos, dialogando sobre estratégias e os desafios de tornar essas instituições cada vez mais acessíveis e democráticas nos meios digitais.

As inscrições gratuitas devem feitas preechendo este formulário. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail agendavisitas@museudocafe.org.br.

Tudo sobre: