EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

20 de Novembro de 2019

'Por Dentro do Ateliê' vira livro e exposição no Patrícia Galvão

Os jornalistas Carlota Cafiero e Claudio Vitor Vaz lançam o projeto nesta terça (5), a partir das 19h

“Por que eu crio? O que me leva a fazer o que faço? Por que faço dessa maneira? De que serve minha arte? É digno viver da arte?” Estas indagações foram feitas por alguns artistas da Cidade e suas respostas constam do livro 'Por Dentro do Ateliê – Artistas Visuais de Santos', que será lançado nesta terça-feira (5), às 19 horas, na Galeria Municipal Braz Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão.

“Escutamos muitas dessas perguntas nas visitas que fizemos aos ateliês. Isto demonstra que estes são lugares não só de criação e expressão, mas de angústia e muitos dilemas por parte do artista”, comenta a jornalista Carlota Cafiero, que assina o projeto junto com o fotojornalista Claudio Vitor Vaz.

A obra integra um projeto multimídia que, além do livro, ainda envolve uma exposição com os trabalhos dos artistas – com abertura nesta terça, também – vídeos e publicações no jornal e no portal de notícias de A Tribuna.

A realização do projeto foi possível graças aos recursos provenientes do 7° Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos, o Facult, da Secretaria Municipal de Santos (Secult).

Mas como destaca Carlota, a ideia para o projeto nasceu muito antes, em 2015, em conversas com colecionadores e artistas locais. “Apesar de reconhecida e relevante, a produção artística santista é pouco conhecida em sua própria Cidade. Foi com o objetivo de investigar e divulgar os processos criativos nos ateliês de Santos que selecionamos e visitamos dez espaços, entre 2017 e 2019”.

Nesses dois anos, os profissionais visitaram os ateliês e testemunharam, inicialmente por fotos e vídeos – “sem qualquer interferência”, como enfatiza Carlota – os bastidores de suas produções.

Já as matérias, contando um pouco sobre o dia a dia da produção dos artistas, as dificuldades e anseios, foram publicadas ao longo de 2018, na série batizada como 'Por Dentro do Ateliê'. Foram dez edições mensais no caderno Galeria, de A Tribuna.

Uma verdadeira imersão no mundo das artes santista cujo resultado pode ser conferido ao vivo e em cores a partir desta terça, das 19 às 22 horas, com acesso aberto ao público.

Os artistas

Participam do livro e da exposição 11 artistas, espalhados em dez ateliês pela Cidade: Fabrício Lopez (gravura), Mai-Britt Wolthers (pintura, gravura, vídeo-performances), Costa Villar (pintura, instalação e happening), Ana Akaui (pintura), Olegário Monteiro (pintura, objetos e performance), Nice Lopes e Gabriel Montenegro (ambos do ateliê La Casita, pintura e objetos), Luciana Futuro (pintura), Chico Melo (escultura em madeira), Márcia Santtos (gravura) e Jadir Battaglia (escultura).

Já a exibição dos vídeos realizados por Claudio Vitor Vaz ocorre somente durante o vernissage na noite desta terça (5). Durante a mostra, que pode ser visitada até o próximo dia 15, os registros em audiovisual poderão ser acessados com smartphone, por meio de um QR Code impresso nas etiquetas das obras e também no livro, de 64 páginas.

Os prefácios são da jornalista Ineide de Souza, que cobriu de perto importantes salões e bienais de arte em Santos, e do poeta, escritor e crítico Flávio Viegas Amoreira, um entusiasta das artes visuais da Cidade. Fartamente ilustrado, o livro também traz um mapa com os ateliês da Cidade, e capítulos com QR Code para os vídeos com os artistas.

O livro custa R$ 30,00 e estará à venda durante o lançamento desta noite.

Tudo sobre: