Por dentro das obras de Da Vinci

Exposição "Leonardo da Vinci - 500 anos de um Gênio" garante verdadeira imersão

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  18/11/19  -  00:22
Protótipos de invenções de Da Vinci têm espaço na mostra
Protótipos de invenções de Da Vinci têm espaço na mostra   Foto: Divulgação

“Fico impressionado com a urgência do fazer. O saber não é suficiente; devemos aplicá-lo. Ter a disposição não é suficiente; devemos fazer”. Este é um dos pensamentos de Leonardo Da Vinci, que melhor representa sua produção em todas as áreas.


E é ela que recebe o público na exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio, em cartaz no novo Museu da Imagem e do Som (MIS) Experience, em São Paulo. Num passeio de quase duas horas, é possível conhecer um pouco da vida e obra deste homem, nascido na Itália, em 1452, e que inovou não só na Arte, mas também na Engenharia, Arquitetura, Anatomia, entre outras ciências. 


Logo de cara, na tranquila rua do bairro paulistano da Água Branca, um muro colorido com grafite de Eduardo Kobra dá a dica do que está no interior do espaço, inaugurado no começo do mês. Na parede, é possível ver estilizados uma Mona Lisa e o Homem Vitruviano, desenho do artista que representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.
São 18 áreas temáticas em que os visitantes terão uma experiência multissensorial, com animações gráficas em alta definição, combinadas a conteúdo multimídia e narrativa em áudio. 


Na entrada, o visitante já começa a mergulhar no universo da mostra e a entender um pouco mais do processo de criação do artista com os códices, manuscritos onde Da Vinci fazia desenhos de seus projetos e anotações sobre suas descobertas. Um dos destaques entre as invenções do artista é o carro autopropulsionado, feito para um protótipo de palco móvel, que é considerado o precursor dos automóveis modernos. 


Da Vinci também estudou o padrão do voo de aves e morcegos para criar um mecanismo para fazer o homem voar. Seus estudos deram base para o desenvolvimento da asa-delta, helicóptero e paraquedas. 


“É impressionante ver o que este homem pensou e inventou há 500 anos. Não estamos falando dos tempos atuais, onde temos uma infinidade de fontes de pesquisa, universidades, a internet. Ele partiu do zero”, afirma a professora Ana Luiza Campos, que levou alunos de uma escola particular do Interior para visitar a exposição.


Em uma galeria imersiva, com projeções em telas gigantes e no chão, é possível, em cerca de 30 minutos, ver as obras mais conhecidas de Da Vinci, fazendo com que o visitante seja transportado para a mente do inventor.


Uma das áreas na mostra é dedicada à Mona Lisa
Uma das áreas na mostra é dedicada à Mona Lisa   Foto: Divulgação

Mona Lisa


Uma das obras mais conhecidas de Da Vinci, a Mona Lisa, tem uma área de destaque na exposição do MIS Experience. Num espaço de cerca de 300 metros quadrados, batizado de Os Segredos de Mona Lisa, há uma análise detalhada do quadro, baseada no estudo feito pelo engenheiro francês Pascal Cotte, do Museu do Louvre, de Paris. Com manchas, descolorida e escurecido pelo tempo, o quadro original, que está na França, é bem diferente do que foi concebido por Da Vinci. Com uma câmera de alta resolução, ondas de luz e infravermelha, o engenheiro pôde registrar detalhes que não são visíveis a olho nu, como o dedo modificado da mão direita da mulher retratada ou as alterações que ocorreram ao longo dos processos de restauração do quadro, como o rosto que ficou mais afilado. Ao final da exposição, o visitante pode levar uma lembrança inusitada: um espaço para fazer uma foto com a mesma moldura e pano cenário do quadro.


Serviço


Aberta ao público desde o último dia 2, a exposição tem atraído um grande público, principalmente aos finais de semana. No último domingo (10), por exemplo, foram 6 mil visitantes.


Os ingressos, que custam R$ 40,00 (sábados, domingos e feriados) e R$ 30,00 (de quarta-feira a sexta-feira), podem ser comprados na bilheteria da unidade. Mas para não correr o risco de não encontrá-los disponíveis ou de aguardar algumas horas para o horário que sobrou, a alternativa é adquiri-lo antecipadamente pelo site https://site.bileto.sympla.com.br/misexperience/


Se a escolha é subir a Serra de ônibus, há transporte gratuito do terminal do Metrô Barra Funda, com saídas a cada 15 minutos, de terça a domingo, a partir das 9 horas. Às terças-feiras, a entrada no MIS é gratuita e crianças de até 5 anos não pagam. A exposição de Da Vinci fica em cartaz até 1º de março de 2020 e o MIS Experience fica na Rua Vladimir Herzog, 75, próximo à Marginal do Rio Tietê, entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.


Logo A Tribuna
Newsletter