Paulo Betti ganha mostra retrospectiva no Santos Film Fest

Evento terá pré-estreia de documentário

Por: Da Redação  -  29/11/19  -  11:21
Ator e diretor Paulo Betti será homenageado no Santos Film Fest com mostra retrospectiva da carreira
Ator e diretor Paulo Betti será homenageado no Santos Film Fest com mostra retrospectiva da carreira   Foto: Divulgação

Depois de anunciar uma mostra especial sobre os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro, o Santos Film Fest liberou mais algumas novidades da quinta edição, que acontece entre os dias 23 de junho e 1º de julho.


O ator, diretor e produtor Paulo Betti ganhará retrospectiva no festival. O objetivo será traçar um panorama da obra do artista, seja interpretando ou atrás das câmeras como no recente 'A Fera na Selva', em cartaz nos cinemas e no qual dirige, produz e atua.


Ciro Pessoa


O documentário 'Quem é Ciro Pessoa?', dirigido pelo diretor de cinema e colunista de A Tribuna Wladimyr Cruz, assim como o próprio título questiona, vem apresentar quem é este artista.


Membro fundador dos Titãs e do Cabine Ce autor de diversos hits do rock brasileiro como 'Sonífera Ilha', 'Toda Cor', 'Homem Primata', 'Inundação de Amor', em parcerias com roqueiros de destaque da época.


Com depoimentos de amigos, familiares e músicos, o filme chega explorando em linguagem documental e surrealista todo o trabalho do músico, acompanhado de um segundo lançamento, um disco de greatest hits onde Ciro e sua atual banda, a Flying Chair, regravam algumas de suas principais composições.


O lançamento do filme e álbum acontecerá no festival. Na ocasião a banda tocará a trilha sonora do longa enquanto ele é projetado na telona do cinema.


O disco e o filme juntos, sincronizados, criam um terceiro produto, uma experiência audiovisual igual ao mito que diz que o filme 'Mágico De Oz' e o álbum 'Dark Side Of The Moon', do Pink Floyd, sicronizam em som e imagem.


Além das duas unidades do Roxy e do Shopping Pátio Iporanga, parceiro desde a primeira edição do festival, a programação também deve voltar a acontecer em espaços públicos e será levado também a escolas da rede público, municipais e estaduais.


Exposições


Outra característica recorrente do Santos Film Fest é difundir o cinema em atividades diversificadas além das exibições cinematográficas. Todas as edições têm, ao menos, duas exposições. E em 2020 não será diferente.


Uma das exposições será sobre a Retomada do Cinema Brasileiro. Outra será sobre a História dos Cinemas Santistas, com imagens, reproduções de jornais da época e textos informativos sobre a trajetória das salas de cinema na região, especialmente a Cinelândia e o Roxy, cinema que sobreviveu ao advento dos multiplex e se mantém em atividade há 85 anos. Também haverá uma exposição sobre o cinema infantil brasileiro.


Virada e inscrições


A Virada Cinematográfica voltará a ocorrer na Cinemateca de Santos e, em breve, serão divulgados os homenageados.


Toda a programação do festival será gratuita. Nos próximos meses, os organizadores prometem anunciar mais mostras especiais, pré-estreias exclusivas, além de inscrições para interessados em exibir seus filmes durante o festival.


Logo A Tribuna
Newsletter