Palco Móvel 'Emcena Brasil' chega nesta quarta-feira em Cubatão

Mais conhecido como o Caminhão do Palhaço, a atração animará o público na Praça Independência, no Jardim Casqueiro

Por: Da Redação  -  10/03/20  -  13:46
A Cia.Abaréteatro levará várias atividades artísticas no palco móvel
A Cia.Abaréteatro levará várias atividades artísticas no palco móvel   Foto: Divulgação

O projeto Palco Móvel, que leva cultura e espetáculos circenses a cidades de todo o País, estaciona em Cubatão nesta quarta (11) e quinta-feira (12), das 14 às 21 horas. O Emcena (com "M" mesmo) Brasil, mais conhecido como o Caminhão do Palhaço, animará o público na Praça Independência, no Jardim Casqueiro, com oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, para crianças e adultos. Haverá ainda circo, sessão de cinema e outras atrações. Tudo gratuito.


O projeto nasceu em Itanhaém e está completando 13 anos de existência. Nesse tempo, já percorreu mais 500 cidades Brasil afora, levando arte para mais de 2 milhões de pessoas. 


Tudo isso graças à iniciativa da Cia.Abaréteatro – que tem 25 anos de vida –, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do patrocínio de Transportes Cavalinho e apoio da Secretaria de Cultura de Itanhaém. 


Orlando Moreno, um dos idealizadores do Emcena, conta como foi a criação do Palco Móvel. “Nós fazíamos parte do Caminhão de Leitura da Petrobras, no projeto Leia Brasil. Fazíamos espetáculo infantil e, ao final do espetáculo, ainda com os personagens, entrávamos no caminhão com as crianças.”


A pausa no projeto da Petrobras motivou a criação do Emcena. “A pausa nesse projeto nos fez continuar a trabalhar com outros espetáculos, o que me fez ter a ideia de ter o nosso próprio teatro, transformar um caminhão em um Palco Móvel. Isso foi em 2007”, contou o artista. 


Para colocar o palco para circular, o grupo precisou de ajuda e de um contêiner. “Fui até um Terminal de Contêineres em Santos, o Tecondi, expliquei minha ideia e eles nos deram um contêiner. Entrei em um que transportava café, com piso de madeira, e um cheirinho maravilhoso”.


Contêiner


A partir disto, o sonho começou a se tornar real. “Levamos o contêiner para Serralheria, a planta que eu tinha desenhado e, dentro de pouco tempo, estava pronto o nosso Palco Móvel. Foi um momento inesquecível". 


O Emcena Brasil é um projeto de resistência, sonhado por duas pessoas, Orlando e Luciana, que moram em Itanhaém, onde ainda não há um teatro. “Sabemos da importância de levar cultura de forma gratuita e irrestrita. A ideia é descentralizar, sair dos grandes centros, levando cultura de qualidade”, explica Orlando. 


Segundo ele, o que mais impulsiona o espetáculo, é o público. “Para nós, artistas, operários de arte, é mais que gratificante, nosso motor propulsor, nos impulsiona, nos dá força para seguir adiante”. 


Logo A Tribuna
Newsletter