'Paisagens de Van Gogh' exibe obras do pintor holandês

Mostra do artista invade shopping e impressiona em São Paulo

Por: Egle Cisterna & Da Redação &  -  01/09/19  -  16:00
Atualizado em 01/09/19 - 16:04
Exposição com obras de Van Gogh permite a imersão do público
Exposição com obras de Van Gogh permite a imersão do público   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

Andar pelas telas do pintor holandês Vincent Van Gogh, sentindo cheiros, guiado por sons e visitando os cenários que inspiraram o artista. Para se ter essa experiência, não é preciso ir ao museu dedicado ao impressionista, em Amsterdã, na Holanda. 


Em São Paulo, um shopping oferece uma imersão tecnológica e cenográfica nas obras do mestre conhecido por suas pinceladas tensas, que buscam inspiração nas paisagens de sua vida.
Aliás, a iniciativa do shopping paulistano de abrir espaço para a cultura já está virando tendência, inclusive na nossa região.


Ao caminhar pelos seis ambientes da exposição Paisagens de Van Gogh, o público é convidado a interagir com as instalações, fazer selfies e participar de forma intuitiva da exploração dos espaços.


Na primeira sala, Campo de Trigo com Corvos uma vídeo instalação apresenta uma narração com o pensamento do artista sobre sua loucura e como se acalmava com o cheiro do trigo. Por outro lado, os grasnidos dos pássaros o deixavam irritado.


Na sequência, mudando de um ambiente escuro para outro bem iluminado, com flores de tom roxo nas paredes e em objetos, dedicada à tela Jardim de Iris, além de sentir o aroma que vem das iris cenográficas, o visitante sente-se à vontade em posar no meio do campo de flores.


A paixão do pintor pela natureza também está na sala seguinte, a Praça da Amendoeira, onde as pessoas são convidadas a sentar em bancos no entorno de uma árvore florida e ouvir a troca de cartas entre Van Gogh e a cunhada Johanna. O quadro referência é o Amendoeira em flor, que foi pintado quando o artista descobre que ela está grávida e dará o nome de Vincent ao sobrinho, convidando o pintor para padrinho.


Ao caminhar pelos seis ambientes da Paisagens de Van Gogh, o público é convidado a interagir com as obras, também virtualmente (Vanessa Rodrigues/ AT)

Realidade virtual


Na sala Banho de Lua, cadeiras giratórias e óculos de realidade virtual permitem que as pessoas entrem na tela O Café à Noite, que retrata a boemia parisiense. Além de observar em detalhes o local retratado e frequentado por ele, é possível esbarrar com o pintor ao lado de uma mesa de sinuca.


“A realidade virtual é como se você pudesse ver o mundo com os olhos de outros. Ela é uma ótima ferramenta para que o público aumente seu interesse pela arte”, explica a curadora da exposição Karina Israel, da consultoria de ambientes interativos YDreams Global, responsável pelo projeto.


O quadro Noite Estrelada inspira a criação de um espaço, onde é possível ver em todas as paredes os grandes marcos da carreira do pintor. Já o Duas figuras no Bosque ajuda a compor o ambiente do penúltimo espaço da mostra, onde as pessoas têm a sensação de caminhar por um labirinto de espelhos no meio da vegetação.


Ao final, o visitante é convidado a tirar uma foto onde se aplica um efeito similar às pinceladas de Van Gogh. Ao colocar o endereço de e-mail, ela recebe imediatamente o resultado para que possa compartilhar a imagem em redes sociais.


“Isso é muito diferente de você ir a um museu e contemplar uma tela passivamente. É incrível como você interage com vários sentidos”, afirma a aposentada Jaira Lucia Memoto, de 70 anos.


A advogada Maria Teresa Simão, de 57 anos, que esteve no ano passado em Amsterdã, garante que a exposição brasileira não deve nada à parte interativa que ocorre no exterior. “Sem falar que esta acontece no Brasil e é gratuita. É maravilhosa!”


O lugar também é outra coisa que causa espanto para quem passeia pelo shopping. “A gente não imagina vir tomar um café ou comprar um presente e encontrar arte aqui. É inusitado. Mas uma grata surpresa”, comemora a advogada Samanta Akemi, de 39 anos.


Serviço: Paisagens de Van Gogh está montada em seis salas do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, Santa Cecília, região central de São Paulo), até o próximo dia 15, de segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingos e feriados, das 11 às 20h. A visita é gratuita, mas é preciso agendar previamente pelo site paisagensdevangogh.eventbrite.com.br.


Logo A Tribuna
Newsletter