EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

17 de Agosto de 2019

Oralidades já inscreve para debates a partir desta terça-feira

Simpósio Nacional de Contadores de História é promovido pelo Sesc

As inscrições para as oficinas e mesas do Oralidades, o Simpósio Nacional de Contadores de História que será realizado entre os dias 21 e 24 deste mês, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida), estão abertas a partir desta terça-feira (6).

Gratuita, a programação visa responder às demandas de instituições culturais, educacionais e de contadores de histórias, com o objetivo de alargar as possibilidades artísticas, educativas, ética e poética da arte de contar histórias nas cidades brasileiras.

Por isso, os interessados encontrarão, nos quatro dias de evento, apresentações artísticas, oficinas, fóruns e mesas de debates sobre a arte da narrativa, que vem crescendo cada vez mais nos centros urbanos.

Para a primeira edição do Oralidades, estão confirmadas as presenças de cerca de 20 contadores, entre eles Giba Pedroza, Marco Haurélio, Linete Matias, Warley Goulart, Alexandre Camilo, Camila Genaro e Jaci Aragão. As inscrições podem ser efetuadas na própria unidade ou no site.

Agosto Independente

Paralelamente, durante todo este mês, o Sesc também estará promovendo o projeto Agosto Independente. A ideia é levar rodas de conversa e shows à população da Baixada Santista.

Amanhã, por exemplo, às 18h30, tem início a oficina gratuita 'Histórias Derivadas de Allius', a cargo do artista e cenógrafo Daniel Calado. A narrativa de Allius é de um alienígena que chega à Terra para viver e aprender com os humanos. Nessa atividade, que segue até o fim do mês, serão construídos personagens e possíveis linhas derivadas da história contada.

Já nesta quinta (8), a partir das 19 horas, a banda Supercombo e o quadrinista Jean Diaz se encontram em um bate-papo para falar sobre a HQ 'Adeus, Aurora'.

Na sequência, às 21h, a banda de indie rock e rock alternativo se apresenta com a turnê do álbum homônimo, lançado em março deste ano. Os ingressos para o show custam a partir de R$ 6,00 e estão à venda na bilheteria da unidade.

Ainda na quinta ocorre a oficina 'Produção Independente de Quadrinhos', com o ilustrador Luciano Salles, o Pirica. Através de exemplos práticos e exercícios, a atividade visa apresentar, em forma de oficina, os meios e entraves para publicação independente de quadrinhos.

Já na sexta, às 18h30, os instrutores do Espaço de Tecnologias e Artes ministram a oficina 'Autofabricando Energia', que encontra a solução para a crise do século na energia construída pelos próprios humanos. A entrega das senhas ocorre 30 minutos antes da atividade.