No Sesc, exposição Arte-Veículo destaca as várias formas de interação

Mostra fica aberta ao público até julho

Por: Bruna Faro & Da Redação &  -  18/04/19  -  10:51
  Foto: Irandy Ribas / AT

“Primeiro passo, conquistar espaços. Tem espaço à bessa, ocupe, se vire”. A frase que estampa outdoors espalhados pela Cidade é uma das obras do extinto grupo artístico Manga Rosa (1978-1982). O projeto está entre as peças inéditas da nova exposição Arte-Veículo que chega nesta semana ao Sesc Santos.


Com curadoria da recifense Ana Maria Maia, a mostra fala sobre artistas que, desde os anos 1950, invadem jornais, revistas, tevê e até internet para expor suas obras, causando no público uma grande reflexão.


“Tem muito a ver com a arte buscando espaços diferentes do que estamos acostumados. Se o lugar habitual do artista é trabalhar em um museu ou galeria, o que surge de novo quando se desloca para a página de um jornal?”, questiona Ana Maria.


Arte-Veículo é composta de cerca de 100 trabalhos de 40 artistas de todo o Brasil. Na lista, há nomes conhecidos como Cildo Meirelles, até pseudônimos, como os Videohackers.


O Sesc vai expor obras inéditas no Arte-Veículo. Além do outdoor 'Ocupe, se Vire' da Manga Rosa, terá também o 'Arrastão de Loiros', de Daniel Lima, 'Vogue Ideal', de Leonilson e 'É Mentira', de Daniel Santiago.


Formada em Jornalismo, mas atuando desde sua formação como crítica artística, Ana Maria faz questão de mostrar em seus trabalhos que a arte é feita para todos. “Arte não é coisa de especialista, é pública. Precisa participar do dia a dia das pessoas, gerar dúvidas”.


Esse pensamento foi um dos motivos que a levaram a pesquisar mais intervenções artísticas dentro dos meios de comunicação pois, segundo ela, “nada mais cotidiano do que a imprensa”.


A ideia para a exposição veio de uma pesquisa feita pela crítica. No trabalho, Ana Maria resolveu procurar obras de artistas que usaram as mídias de forma que mexessem com o imaginário das pessoas e as fizessem questionar a realidade, além de trazer críticas fortes sobre a sociedade.


O projeto deu origem ao seu livro 'Arte-Veículo, Intervenções na Mídia de Massa Brasileira' e, a partir daí, o Sesc a convidou para traduzir suas histórias em forma de exposição.


Santos é a segunda cidade que recebe a Mostra. Antes, Arte-Veículo passou pelo Sesc Pompeia, na Capital. “A graça de transferir meu livro para a exposição é poder trazer interação para quem vem”, completa a curadora.


Arte-Veículo ficará aberta ao público até 28 de julho, com entrada gratuita. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9 às 21h30, e nos finais de semana e feriados das 10h às 18h30, na Convivência do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). A instituição oferece uma equipe de supervisores que pode acompanhar o público, explicando detalhes da exposição.


Logo A Tribuna
Newsletter