No Dia de Portugal, fado é a pedida em São Paulo

Festival no Teatro Opus reúne António Zambujo e Carminho

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  10/06/19  -  12:33
António Zambujo se apresenta nesta segunda, às 19h
António Zambujo se apresenta nesta segunda, às 19h   Foto: Divulgação

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será comemorado nesta segunda-feira (10). E nada melhor que celebrar com nomes contemporâneos do fado, que estão em evidência. Em São Paulo, o Festival de Fado, que acontece na segunda (10) e na terça (11), no Teatro Opus, chega com apresentações especiais de Carminho e António Zambujo.


Ambos possuem uma ligação bem próxima com a música brasileira. Além de terem gravado com nomes como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte e Nana Caymmi, os dois lançaram álbuns com faixas de Chico Buarque e Tom Jobim.


Zambujo, que se apresenta nesta segunda, às 19h, dentro do festival, concorreu ao Grammy Latino na categoria Melhor Disco de MPB, em 2015, com sua homenagem ao Chico.


“Fiquei feliz com essa nominação. É um reconhecimento ao trabalho do Chico. Procurei fazer com o maior amor e carinho, mas o que certamente sobressaiu nessa indicação foi a obra do Chico”, comenta Zambujo.


Para o artista, se apresentar em um festival de fado no Brasil não significa representar o país. “Represento minha música, como dizia Caetano Veloso. Gosto de mostrar músicas cantadas em português. E isso carrego da mesma forma, quer seja em um festival de fado, ou nas minhas turnês”.


Ligado ao fado desde pequeno por conta dos discos, Zambujo lista Amália Rodrigues, Tony de Matos e Max como os primeiros ídolos. “Era sobretudo a música e os discos que chamavam a minha atenção”.


Do Avesso, seu oitavo álbum de estúdio, lançado no final do ano passado, será a base da apresentação no Teatro Opus. Mas o fadista promete incluir outras canções também. “Não canto exclusivamente esse disco. Gosto de temas antigos também”, comenta.


Desde 2007, Zambujo vem com frequência ao Brasil. Afirma fazer, em média, de quatro a cinco shows, além de viajar e conhecer novos artistas.


“Sou fanático por muitos. Mantenho ligação próxima com boa parte deles. Com a Roberta Sá, Trio Madeira Brasil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Pedrinho Miranda, Lenine, Marisa Monte, César Mendes, Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante”, comenta.


Carminho


Na terça-feira, a estrela da noite será Carminho. A fadista é considerada uma das artistas mais empolgantes de Portugal na atualidade. Suas canções transmitem muita emoção. Tal como Zambujo, também possui grande afinidade com artistas brasileiros.

Gravou com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando em uma reedição de Alma, com três novos temas. Na sequência, ainda gravou com Caetano Veloso, Marisa Monte e Carlinhos Brown.

Logo A Tribuna
Newsletter