Musical sobre Elza Soares é atração no Sesc Santos neste sábado, às 20h

Vida da artista é representada em obra com duas sessões no Sesc Santos

Por: Da Redação  -  20/04/19  -  16:41
  Foto: Divulgação

Elza Soares é uma das grandes personalidades do País. Mulher, negra, cantora, representa em sua arte a voz da mulher negra brasileira, mostrando sua força e paixão. Hoje, é considerada um dos grandes símbolos da luta pela igualdade de gênero e raça no Brasil. Essa importância da representação da artista é refletida no musical Elza, que está em cartaz no Sesc Santos, sábado (20h) e domingo (18h).


No palco, sete atrizes se dividem para interpretar personagens importantes na vida da cantora e ainda se revezam no papel de Elza Soares em várias fases da sua vida. “É uma honra estar ali, naquele palco, contando a história dessa mulher em vida. Falar de Elza é falar de racismo, feminicídio, machismo, genocídio do povo negro. Então é muito importante e gratificante esse espetáculo existir”, declara Veronica Bonfim, atriz que interpreta Elza, Alaurdes, Mercedes Batista e os filhos de Elza.


Fora toda a representação no elenco, a banda é composta só por mulheres, tornando a presença no palco 100% feminina. Por isso, a mensagem por trás do espetáculo vai além da homenagem a Elza Soares. É uma peça que representa questões sociais. “Acredito que a arte pode sensibilizar as pessoas, gerar reflexões e transformações nessa nossa sociedade ainda tão desigual, racista e machista. Mais do que nunca, nós, mulheres negras, estamos reivindicando o nosso lugar de fala,de autoria, de protagonismo e de representatividade. Nós agora temos voz para contar a nossa própria história e não daremos nenhum passo atrás”,diz Julia Tizumba,que interpreta Elza jovem e adulta e ainda a mãe da Elza.


A peça está há nove meses na estrada, viajando o Brasil inteiro. Khrystal, atriz que dá vida a Elza adulta e seus filhos, conta que foram três processos de ensaio e um ano juntas. “A verdade é que estamos completando nesse mês um ano de processo. Nesse um ano, a gente vem viajando muito por esse Brasil, sendo reconhecidas com prêmios e isso tudo já se torna um processo caminhando para a maturidade”.


A diretora de produção e idealizadora da peça. Andrea Alves, explica que o projeto nasceu em 2016, mas estreou em 23 de julho de 2018, no dia de aniversário de Elza: “Foram dois anos planejando, depois alguns meses na criação de texto e roteiro e mais três meses de ensaios intensos”.


A peça veio do Rio de Janeiro para fazer um circuito nacional. Durante o percurso, o elenco recebeu 38 indicações a prêmios, conquistando o Prêmio Reverência nas categorias de melhor espetáculo, melhor direção, melhor autor e melhor arranjo. Foi vencedora do Prêmio APCA de melhor dramaturgia e do prêmio Cesgranrio de melhor Direção e melhor elenco.


Andreia explica que o musical chegou a Santos por meio de um convite do Sesc de São Paulo, já que a primeira temporada do espetáculo foi no Sesc Pinheiros. Todas estão muito ansiosas para as apresentações em Santos. “A gente tem tido uma recepção muito calorosa e verdadeira. O público se emociona, se atravessa muito por essa história. A gente espera ser recebido de braços abertos na Baixada Santista”, assinala Laís Lacôrte, atriz que faz Elza jovem, adulta e os filhos.


Logo A Tribuna
Newsletter