'Mulheres do Blues' valoriza protagonismo feminino na música em Santos

Organizada por Carla Mariani, programação do evento enfatiza a relevância das mulheres no blues por meio de lives e workshops

Muitas mulheres do passado correram para que hoje, artistas conhecidas como Beyoncé, Alicia Keys e Iza pudessem estrelar carreiras de enorme sucesso. Várias artistas permaneceram no anonimato, enquanto poucas conseguiram o espaço merecido e colaboraram na origem do blues como o conhecemos.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Em homenagem a essas pioneiras da arte, a cantora e compositora Carla Mariani promove o "Mulheres do Blues". Com programação inteiramente virtual, o evento terá entrevistas, workshops e um show de encerramento por conta de Carla Mariani Quartet.

O evento é realizado por meio do Prêmio Alcides Mesquita - Mesquitinha, projeto da Secretaria de Cultura de Santos, viabilizado pela Lei Aldir Blanc. A programação começa nesta sexta-feira (15) e segue até o fim do mês.

Para Carla, que idealizou o evento no formato digital desde o início, a acessibilidade desse tipo de conteúdo é muito importante para disseminar o conhecimento sobre o blues feminino.

Segundo ela, a cena local do blues não é tão popular hoje em dia, mas o cenário tem se mostrado favorável aos músicos do gênero. “Quando eu comecei a cantar blues, não conhecia ninguém que fazia isso aqui. Era muito difícil se apresentar com blues, mas hoje, com os lugares abrindo espaço, vemos o gênero como parte desse clima de bares e casas noturnas. Foi uma crescente de uns anos pra cá”, comenta Carla.

A iniciativa em trazer as histórias femininas do blues nasceu de muito estudo. “Conheci o blues com as mulheres, e acaba que todas me influenciam de alguma forma. Janis Joplin, a primeira que eu conheci, Etta James, Ella Fitzgerald... São muitas mulheres incríveis”, ressalta a cantora.

Entre os entrevistados nas lives estão a guitarrista Francinni Soret, o pesquisador André Oliveira e a cantora Xandra Joplin, cover oficial de Janis Joplin. As lives acontecem no perfil de Carla no Instagram, @carla_mariani, neste sábado (16) às 16 e às 18 horas, e no domingo (17), às 16 horas. Não é necessário se inscrever para participar.

Já o primeiro workshop do evento, "Técnica Vocal Blues", mostra como as especialistas do gênero adquiriram as técnicas certas para explorar seu universo musical. Seguindo os ensinamentos de Connan Alves, expert em vozes blues do País, o encontro acontecerá dia 23.

No segundo workshop, "Guitarra Blues", o artista Mauro Hector vai abordar técnicas do estilo no instrumento, citando as mulheres que o inspiraram em sua jornada profissional. O bate-papo será no dia 24. Ambos os encontros serão realizados de forma on-line, por meio da plataforma Jitsi, a partir das 16 horas. Para participar dos workshops, é preciso se inscrever por meio de um formulário online até dia 21. As inscrições são gratuitas e não há limite de vagas.

Para encerrar com chave de ouro, o Carla Mariani Quartet fará uma live no YouTube com repertório recheado de homenagens às mulheres do blues. O repertório será dividido entre músicas autorais do grupo e interpretações de grandes artistas, como Etta James, Bessie Smith, Big Mama Thornton e mais. Confira a programação completa:

Programação Mulheres do Blues

Entrevistas

16/01 - 16h: Entrevista com Francinni Soret, uma das melhores guitarristas de blues do país. 

Local: Instagram: @carla_mariani

16/01 - 18h: Entrevista com André Oliveira (A Encruzilhada Blues), um dos maiores conhecedores da história do blues feminino. 

Local: Instagram: @carla_mariani

17/01 - 16h - Entrevista com Xandra Joplin, Cover oficial da cantora Janis Joplin. 

Local: Instagram: @carla_mariani

Workshops

23/01 - 16h - Workshop “Técnica Vocal Blues”, com Connan Alves. 

24/01 - 16h - Workshop “Guitarra Blues”, com Mauro Hector. 

Para participar dos workshops, inscreva-se neste formulário.

Show de encerramento

30/01 - Encerrando as homenagens às mulheres do Blues, Carla Mariani Quartet fará uma live com um repertório recheado de músicas interpretadas ou compostas pelas bluseiras. Assista pelo YouTube ou Facebook.

Tudo sobre: