"Lendo Mulheres" leva autora santista para bate-papo na Pinacoteca

Escritora Anna Clara de Vitto conversa sobre sua obra "Água Indócil" e mulheres na literatura

Por: Egle Cisterna  -  14/03/20  -  13:46
Escritora Anna Clara participa do Lendo Mulheres Santos neste domingo (15) na Pinacoteca
Escritora Anna Clara participa do Lendo Mulheres Santos neste domingo (15) na Pinacoteca   Foto: Reprodução/Facebook

Numa roda de conversa voltada para a literatura feminina, uma autora santista tem destaque na 10ª edição do projeto Lendo Mulheres Santos, que acontece neste domingo (15), às 15h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto.


A escritora Anna Clara de Vitto, de 33 anos, participa do evento apresentando o seu primeiro livro de poesias, o "Água Indócil", lançado no ano passado.


Anna Clara, que mora em São Paulo, conta que sua primeira publicação tem uma ligação muito grande com sua terra natal. “As poesias resgatam minhas memórias com Santos. Até a divisão do livro tem a ver com a cidade. As três partes são águas abrigadas, ressaca e vento noroeste.”


Na última parte, a autora trata de uma poesia mais feminista e de luta pelos direitos das mulheres.


Apoio à escrita feminina


Mas além da conversa sobre o livro, Anna Clara dá o seu depoimento sobre como se tornou escritora para servir de inspiração para outras mulheres.


“Sempre gostei muito de escrever, mas começou como um hobby, uma coisa de adolescente e, no máximo, um blog. Não tinha noção de que poderia ser escritora e poeta. Foi quando comecei a frequentar um clube de escrita, em 2016, que percebi que queria viver para a escrita”, lembra.


Ela se refere ao Clube de Escrita para Mulheres, fundando em 2015 pela escritora e poeta Jarid Arraes. O engajamento de Anna Clara foi tão grande que, desde 2017, integra a coordenação do grupo.


“O mercado editorial ainda é fechado. Há muitos estigmas a serem vencidos e esses grupos são lugares seguros para mulheres criarem laços, promoverem trocas e se fortalecerem na literatura”, ensina.


Para aquelas que querem começar a escrever, além dos grupos de leitura, como o Lendo Mulheres Santos, ela indica que as futuras escritoras leiam mais autoras femininas, procurem outras mulheres que tenham interesse em escrita e peçam para amigas lerem seus textos.


“Essa troca é como um abraço na alma, fortalece os laços e nos dá um impulso para ir além”, avalia.


Além do estimulo para outras mulheres, o evento traz uma recordação muito especial. “Estou muito feliz com este convite por vários motivos. Um deles é estar na Pinacoteca, que é muito importante para mim. Tenho lembranças de criança daqui deste prédio, que é essencial”.


O evento é gratuito e aberto ao público. A Pinacoteca fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Boqueirão, em Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter