EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

11 de Dezembro de 2019

'Intuição' é o espetáculo de abertura do Fidifest

Companhia paulistana se apresentará no dia 18 de junho no Teatro Guarany

Para anotar na agenda e se programar: a sexta edição do Festival Internacional de Dança, o Fidifest, ocorre entre os dias 18 e 23 de junho, em Santos, com a participação de 1,8 mil bailarinos. A companhia de dança paulistana Intuição Cia. de Ballet fará a apresentação na abertura do evento, com o espetáculo 'Intuição'.

A cerimônia está marcada para as 20h do dia 18, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico). Com 50 minutos de duração, o espetáculo coloca em cena 12 bailarinos, além de um pianista. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação.

Por meio de uma linguagem coreográfica desenvolvida pelo diretor e coreógrafo Vinícius Anselmo, a Intuição Cia. de Ballet tenta proporcionar a miscigenação e a desconstrução da técnica clássica e da dança contemporânea.

Assim, consegue resgatar o virtuosismo da estética clássica de saltos, giros, elasticidade, sincronismo aplicados em movimentos de dança contemporânea com desarticulação, quebra de linha de rigidez, técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica.

As sapatilhas têm destaque nas obras de Anselmo, que as imagina como ferramentas para exploração da dança contemporânea. A pesquisa teórica gira em torno de temas psicológicos,trazendo reflexões sobre as inquietudes humanas.

O Evento

O Festival Internacional de Dança ocorre anualmente desde 2014 e é inspirado no Fall For Dance, festival nova-iorquino lançado em 2008. Segundo os diretores Juliana Luiz e André Santos, o Fidifest busca ser vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. O objetivo é ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho.

Mais de 1.800 bailarinos participarão dos seis dias do evento. O júri será formado por profissionais renomados do meio: Iracity Cardoso, Caio Nunes, Cassi Abranches, Robson Lourenço e Marcio Rongetti.

Tudo sobre: