Inspirar, conectar e estimular a criatividade. É o Festival Criativar

Evento reunirá, de 24 a 27 de setembro, de forma on-line, expoentes dos mais variados segmentos da Cultura

Por: Da Redação  -  23/07/20  -  13:13
Glamour Garcia é uma das convidadas confirmadas para o evento
Glamour Garcia é uma das convidadas confirmadas para o evento   Foto: Divulgação/TV Globo

De 24 a 27 de setembro, Santos estará no foco central da primeira edição do Festival Criativar, que acontecerá virtualmente. O evento apresentará as mentes criativas de empreendedores, artistas, criativos e pensadores do Brasil, do exterior e de Santos, nos segmentos do audiovisual, da música, design, arquitetura, games, entre outras áreas.


“O Criativar vem para demonstrar o poder da criatividade e da cultura como fatores de desenvolvimento social, urbano e econômico sustentável, para a redução das desigualdades no mundo. É de extrema importância para a reconstrução econômica durante e pós-pandemia”, explica Denise Covas, uma das organizadoras do festival. 


Como destaca, Santos é uma cidade que tem história, modernidade – idosos e jovens, e como conse-quência a diversidade de públicos – e a conexão entre eles é um dos conceitos de uma cidade criativa. 


O evento acontecerá pelas plataformas digitais e será totalmente gratuito, podendo haver a necessidade de inscrições para determinados conteúdos. Os bate-papos acontecerão pelo Instagram e os painéis por outras redes sociais que ainda estão em parceria. 


“Vai ter muita gente bacana, como Domenico di Masi, por exemplo. Brian Solis, palestrante do SXSW, maior festival de inovação do mundo, em Austin (EUA), Ana Carla Fonseca, Luli Radfahrer, entre tantos outros bacanas. Cada um deles falará sobre os temas mais ligados a eles”. 


Assim, como salienta o organizadora, o Brian Solis abordará a criatividade com inovação e tecnologia, enquanto Domenico di Masi dará ênfase no tempo e à criatividade. “Vamos inserir essas entrevistas no contexto do festival, e no caso do Brian terá legenda. Já Luli Radfahrer estará no painel O Futuro do Trabalho e o Trabalho do Futuro”, detalha Denise.


Quem também estará presente será a atriz global trans Glamour Garcia, com a palestra Empreendedorismo e Empregabilidade Trans. Ela esteve recentemente na novela A Dona do Pedaço.


Outro nome confirmado é o de Watatakalu Yawalapiti, uma das grandes lideranças indígenas no Alto Xingu, que protagoniza o documentário Gigantes pela própria natureza. Ele desenvolverá o tema Liberte o Futuro.


Eixos


Serão quatro dias de bate-papos, painéis, mostra de design, entre outras atividades, divididos em quatro eixos: cidade criativa; tecnologia, inovação e empreendedorismo; futuro com foco em sustentabilidade, impacto e cidadania, e criatividade, abrangendo o setor de cultura e arte. 


“Apresentar, inspirar, conectar e fomentar a comunidade criativa de todos que estejam abertos a entender os novos caminhos e o novo paradigma econômico mundial. É com essa força que acontece o Criativar”, explica Denise, ao acrescentar que o festival vai explorar as potencialidades santistas, mas olhando para o mundo.


Os temas que serão trabalhados estão em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contemplando mais de 40 temas diversos. O evento acontece em convergência com a Santos Criativa, que desde 2015 faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Cinema. 


A organização do Festival é de DCovas Projetos Culturais e Corporativos, Lab 4D e Zopp Criativa. Já a curadoria está a cargo de Atelier do Futuro, com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter