Hora da Cultura 2019 será lançada nesta quarta-feira (29)

Assim como em 2018, os alunos terão contato com instrumentos

Por: Da Redação  -  29/05/19  -  11:37
  Foto: Susan Hortas / Prefeitura de Santos

Estimular a formação de plateia, oferecendo a estudantes, professores e funcionários das escolas a oportunidade de criar um olhar artístico, identificar suas raízes culturais e ampliar as possibilidades de conviver em uma sociedade de forma mais criativa, generosa e consciente.


Este é o objetivo principal do projeto Hora da Cultura, cuja edição 2019 será lançada nesta quarta-feira (29), às 14h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, Santos). A previsão é de que cerca de 500 estudantes da rede municipal estejam presentes. A festa de abertura contará com as apresentações da Cia de Teatro Cria Criou e Quarteto de Cordas Martins Fontes. 


Criado em 2018, em uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Seduc), o Hora da Cultura atendeu, em sua primeira edição, 18 mil estudantes da rede municipal de ensino. Eles participaram de atividades de música, teatro, circo, cinema e literatura dentro da própria escola.


A iniciativa, uma das metas do Plano Municipal de Cultura, visa promover a formação de plateia, oferecendo a estudantes, professores e funcionários a oportunidade de criar um olhar artístico, identificar suas raízes culturais e ampliar as possibilidades de conviver em uma sociedade de forma mais criativa.


“O legado que queremos deixar é uma área de formação forte, pensando na cultura com o meio de difusão. Este projeto vem ao encontro da nossa principal meta: garantir acesso da população aos bens culturais, principalmente para as crianças”, comentou o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.


Vinte ações mensais


Periodicamente, os estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental participam das apresentações do Quarteto de Cordas Martins Fontes, assistem a sessões de cinema, ouvem histórias e participam de oficinas de artes circenses. São cerca de 20 ações por mês.


Os alunos também são convidados a acompanhar espetáculos no Teatro Guarany, encenados e dirigidos por alunos e professores da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo. Após as atividades, acontecem bate-papos com os estudantes, sobre o conteúdo apresentado.


Logo A Tribuna
Newsletter